2023-05-18

Açoteia em Istambul

 

A propósito das eleições na Turquia no passado Domingo, dia 14/Maio/2023, gostei desta imagem de uma açoteia em Istambul, publicada no “Briefing” dos dias úteis que o New York Times me envia regularmente, em que uma família presumivelmente turca, reunida em frente a uma mesinha baixa com dispositivos electrónicos, tapas, garrafas de água e de vinho  e copos respectivos, vai seguindo o programa de TV revelando os resultados eleitorais num aparelho grande, fixado a uma parede da açoteia, ou melhor, como fez notar um amigo mais observador, vai seguindo o programa sobre eleições numa imagem de TV projectada sobre uma parede

 

 Fui verificar a latitude de Istambul que é 41ºN, a mesma da cidade do Porto, enquanto a de Lisboa é 38,7ºN, 250km mais a Sul, medidos sobre o meridiano.

Dos gráficos sobre o clima de Lisboa e de Istambul, que fui buscar à Wikipedia e que mostro mais abaixo, nota-se que a temperatura máxima média em Lisboa está um grau acima de Istambul e que no Inverno a mínima média de Lisboa está 5 graus acima da outra cidade. Chove um pouco mais em Istambul, com os verões não tão secos como em Lisboa. O Porto tem limites de temperaturas uns 2 graus abaixo de Lisboa e maior precipitação do que Istambul.

Tudo isto para concluir que esta solução para aproveitar o terraço de uma casa é viável em qualquer uma das cidades, embora não me lembre de ter visto uma televisão ao ar livre como nesta imagem. Será necessária alguma protecção contra o Sol e contra a chuva 

No cenário nocturno da açoteia destaca-se a Torre de Galata iluminada, um dos ex-libris de Istambul, construída provavelmente em 1348 pelos genoveses na encosta que limita a Norte o Corno de Ouro, um braço de mar que limita a norte a parte da antiga Constantinopla protegida por famosas muralhas até à sua queda em 1453.

Mostro ainda uma foto aérea que facilita localizar a açoteia que encontrei no Daity Sabah,  um diário turco pró-governo segundo a Wikipédia.

Na foto da açoteia, imediatamente à esquerda da Torre mas lá ao fundo vêem-se 2 pares de minaretes um par estando mais alto do que o outro. Deve ser a Süleymaniye Camii, Mesquita de Suleimão. Um pouco mais à esquerda aparece um pequeno rectângulo azul, mais alto que largo, que suponho ser uma torre de telecomunicações iluminada.

Fiz uma pequena matriz de 2 x 2 em que na primeira linha mostro os elementos que acabo de referir na imagem nocturna da açoteia e na 2ª linha os mesmos elementos na imagem diurna.





Não resisto a mostrar ainda uma foto aérea tirada mais ao menos do mesmo sítio durante o crepúsculo, 

 

enquadrando desta vez também a maravilhosa Igreja de Santa Sofia, convertida em mesquita com 4 minaretes após a conquista de Constantinopla pelos turcos em 1453 (no reinado de D.Duarte), convertida em museu por Kemal Ataturk e que noticiei reconvertida em mesquita pelo actual presidente Recep Tayyip Erdoğan, em notícia onde onde também refiro a minha opinião favorável à adesão da Turquia à União Europeia e a adesão da Turquia ao alfabeto latino.

Notar que a mesquita que aparece entre a Santa Sofia e a Torre de Gálata é a Mesquita Azul, também lindíssima, com os seus 6 minaretes. A torre de telecomunicações e a Mesquita de Suleimão ficaram fora desta fotografia.

As eleições que referi no início deste post eram legislativas e presidenciais. No parlamento o AKP, partido chefiado por Erdogan, ganhou a maioria absoluta mas precisará de fazer alianças para alterar a Constituição. Na eleição presidencial Erdogan foi o mais votado mas sem atingir os 50%+1 dos votos pelo que ocorrerá uma 2ª volta entre os dois mais votados.

 Mesmo que na eleição presidencial ganhe a oposição, esta terá dificuldade em governar dado não ter maioria no parlamento. Qualquer que seja o resultado da eleição presidencial a adesão da Turquia à União Europeia continuará muito difícil no curto e médio prazo.

 

1 comentário:

João Brisson disse...

Analisando a foto, verifica-se que existe não existe qualquer televisão mas sim um projector portátil ligado a um computador também portátil