2026-06-21

Leituras de Sun Tzu


Citam Sun Tzu, o autor de "A Arte da Guerra" como tendo dito: "quando vês um adversário a fazer asneiras não o interrompas".

Lembrei-me disto ao ler o  post do embaixador Seixas de Costa "Espírito de equipa" que transcrevo

"Não estou de acordo com quantos reclamam a saída da ministra do Trabalho. Tal como não defendo a substituição da ministra da Saúde. Nem do líder parlamentar do PSD. Não é prudente tocar nesta equipa.

 

2026-06-18

Destruir Prédios no Líbano

 

Parece uma cena do polícia bom e do polícia mau, finalmente BiBi (Benjamin Netanyahu) deu a oportunidade a Donald Trump de fazer de polícia bom a propósito da invasão do Líbano por Israel, afirmando numa conferência de imprensa na reunião do G7 em Evian que não era razoável destruir um prédio inteiro por estar lá um membro do Hezbollah, numa sequência de imagens transmitidas no jornal da RTP2 em 16Jun2026:

 


 

 



2026-06-15

Festa de aniversário de presidente dos EUA

 

O relvado Sul da Casa Branca em Washington foi usado para montar uma estrutura talvez temporária onde teve lugar um espectáculo de MMA (Mixed Martial Arts), como festa de aniversário do presidente dos EUA que referiu gostar deste espectáculo, passando a mostrar as alterações em fotografias que retirei dum artigo da BBC de 14Jun2026 (Why is Trump hosting a cage fight at the White House?), com o antes e o depois do relvado da Casa Branca

 O "desporto" MMA (as aspas devem-se a que o considero mais um espectáculo do que um desporto) nasceu com regras que toleravam enorme violência pelo que há 30 anos foi interdito na maioria dos estados dos EUA. Ao longo do tempo introduziram algumas regras que o tornaram aceitável em estados que antes o proibiam. Continua contudo a ser um espectáculo muito violento, como se constata nesta foto incluída no artigo da BBC

 

 

No New York Times existe o artigo "Trump Unveils UFC ‘Claw’ Ahead of Cage Match at the White House" de onde tirei mais esta imagem com outra perspectiva do palco e bancadas sobre o relvado da Casa Branca


Fiquei algo desapontado por o Secretário da Defesa, Pete Hegseth, não ter participado neste torneio, ainda corre o risco de ser substituído no seu cargo por um destes valentes lutadores..

Por outro lado, este gosto do presidente por estas lutas e pelas guerras que tem iniciado, torna-o um bom candidato para um futuro Prémio Musk da Guerra, a ser financiado por  Elon Musk e que será considerado uma espécie de prémio Nobel da Guerra num futuro que parece próximo.


2026-06-09

A vida antes do Google Maps, sem nostalgia

 


Estou a passar por uma "pequena" inundação" em casa, tive que mover todos os livros e gavetas de uma estante, que estava a ficar inchada com as gotas de água que lhe estavam a cair em cima, para conseguir retirá-la do sítio onde a água estava a cair.

No meio da movimentação passei por este livro antigo, que deixei de usar há décadas, à semelhança dos dois ou três mapas da cidade que o substituíram, que fotografei antes de o deitar para o lixo no contentor para papel.

Além de Lisboa tinha informação também sobre as ruas de freguesias que faziam parte de concelhos adjacentes. 

As vias eram referidas por ordem alfabética, se era uma rua ou uma avenida,e para cada via dizia qual a via em que começava e qual a via em que findava. Um "A" seguido por um ou vários números indicava quais os autocarros que por ela passavam e um "E" informava sobre carreiras de eléctricos, um M aparecia nas vias raras servidas pelo Metropolitano.

 

Abri o livro numa página com ruas dos Olivais e para o manter aberto enquanto o fotografava usei uma pedra pisa-papéis

Para se ir a uma rua desconhecida consultava-se este livro e caso começasse ou acabasse numa rua conhecida o problema estava resolvido. Caso contrário ia-se investigar a rua inicial e a rua final até encontrar uma conhecida. Se se conhecesse uma rua por onde passava o o Autocarro ou o Eléctrico referido como passando nessa rua bastaria ir apanhar essa carreira de eléctrrico ou de autocarro, verificando na paragem qual o sentido em que se devia tomar o meio de transporte. À medida que se iam conhecendo as ruas da cidade a consulta tornava-se mais fácil.

Por curiosidade fui ver também a data da publicação que foi em 1975/76, a 11ªedição conforme consta na imagem seguinte


Eu consultava mapas com maior frequência do que este livrinho, mas quer o livro quer os mapas, com a enorme quantidade de construção no último quertel do século XX ficavam rapidamente desactualizados.

O último mapa que comprei e que consulto muito raramente foi este,

 

que tem a ponte Vasco da Gama indicando que é posterior a 1998, data da entrada em serviço dessa ponte e da inauguração da Expo98

 Depois tirei uma foto com o mapa completamente desdobrado, mostrando a sua dimensão (100x 62cm)


 É um mapa mais para consultar em casa , abrir uma mapa deste ao ar livre em Lisboa, cidade frequentemente ventosa, será problemático.

Para ver onde se situa uma rua este mapa tem nas suas "costas" uma lista de todas as vias, com letra minúscula de que mostro uma pequena parte, Em frente do nome da rua tem a quadrícula onde a rua se situa 


Nada disto se compara ao Google Maps que está frequentemente actualizado e que é incomparavelmente melhor do que o mapa em papel, para não falar do livrinho que acabo de apresentar.

A capacidade que o Google Maps tem de mostrar mapas em escalas muito diferentes com uma transição suave entre elas é verdadeiramente extraordinária, tornando obsoleta quer a maior parte dos mapas em papel quer os Atlas.

Além das facilidades de localização de uma rua ou de uma entidade e de indicar direcções usando diversos tipos de meios de transporte, impressiona-me como conseguem estabelecer e manter actualizado um conjunto tão vasto de informação geográfica associado aos horários de muitos transportes públicos em tantos países, tão diferentes!

 

 

2026-06-04

Árvore púdica

 

 Em 19/Mai/2026 fui surpreendido no meu passeio matinal olivalense por esta Tília que se dotara duma "saia até aos pés" num aparente ataque de pudor, talvez por haver muitos passantes dada a proximidade das saídas da estação de metro dos Olivais.

  


A árvore está carregadinha das flores cheirosas com que nos brindam as tílias nesta época do  ano mas embora as folhas pareçam idênticas às folhas da árvore mais longe do chão não se vêem aqui quaisquer flores, o que me surpreendeu.

A cidade de Lisboa tem muitas tílias e talvez o aparecimento destes ramos ao pé do chão ocorram noutras tílias jovens como esta e que o crescimento destes ramos baixos cesse após algumas podas pois não me lembro de ver ramos baixos em tílias mais idosas.

Ao ver esta árvore recordei-me doutra planta que o Paulo Araújo do Dias com Árvores me informou tratar-se duma Figueira-asiática (ficus microcarpa)

 que foi posteriormente podada nos ramos mais baixos que fotografei em 1/Jul/2023

As fotos da Figueira-asiática foram já mostradas no post "Arbusto na areia revisitado, mais um pouco de nostalgia" de Jul/2023.

Continuo a considerar que as árvores em ambiente urbano devem ser podadas com critério mas em jardins botânicos podem/devem ser deixadas tanto quanto possível "ao natural" para os visitantes as conhecerem melhor.

Lembrei-me de duas fotos que tirei há vários anos nos maravilhosos Kew Gardens em Londres que passo a mostrar (clicar nas fotos para ver melhor quando o visor for grande).