2020-07-16

Santa Sofia passa de Museu para Mesquita


Na passada sexta-feira dia 10/Jul/2020 tive a notícia na BBC que um tribunal turco abrira o caminho para que o Museu da Agia Sofia em Istambul voltasse a ser uma mesquita.

 
Referi-me a esse edifício neste post sobre a Santa Sabedoria, cuja passagem de mesquita  a museu em 1935, que fez parte da laicização da república turca, é agora revertida.

O gesto de Ataturk em 1935 foi de grande generosidade quando se considera a tradição islamo-cristã que era até então construir igrejas sobre mesquitas ou mesquitas sobre igrejas, por vezes mantendo o edifício com algumas alterações, continuando o uso religioso mas mudando os rituais de acordo com a religião dos exércitos vencedores. Por exemplo na mesquita de Córdoba construiram uma igreja em parte da  mesquita, se bem que tenham mantido boa parte ou mesmo a maioria do edifício existente, designadamente o Mihrab que indica a direcção de Meca embora a comunidade islâmica de Córdoba não tenha acesso à mesquita para orações públicas.

Na Agia Sofia (em turco AyaSofya) colocaram um Mihrab ligeiramente ao lado do eixo da igreja que estava dirigido para Jerusalém, conforme referi neste post.

A Europa não tem responsabilidade de tudo o que se passa no planeta mas os constantes adiamentos no processo de adesão da Turquia à União Europeia, contribuíram para enfraquecer politicamente a parte da sociedade turca que favorecia a adesão à UE e um estado laico. Numa união política frequentemente as adesões são favorecidas pelos membros periféricos que terão maior vantagem económica na expansão e dificultadas pelos países centrais que vêem mais problemas do que vantagens. Neste caso Portugal manifestou sempre apoio à adesão da Turquia enquanto o eixo franco-alemão esteve sempre bastante contra. A Alemanha talvez devido à experiência de difícil integração da comunidade turca na sociedade alemã, a França talvez por pressão da comunidade arménia nela residente que designadamente conseguiu que fosse aprovada uma lei punindo em França quem alegasse que não existira genocídio do povo arménio no império otomano.

Na altura eu era muito a favor da adesão da Turquia à União Europeia, conforme aleguei neste post e noutro sobre a adesão da Turquia ao alfabeto latino. Agora tenho a noção que essa adesão ficará fora da agenda durante bastantes anos.

Revisitei ainda a Agia Sofia a propósito dos Serafins que referi neste post.

Dizem que o edifício continuará a poder ser visitado pelo público em geral, à semelhança do que acontece com muitas das mesquitas na Turquia. Visitei mesquitas aí, em Lisboa, no Irão, na Índia e no Egipto, onde não consegui foi curiosamente no vizinho Marrocos, um país bastante tolerante quando comparado com outros países predominantemente islâmicos.


2 comentários:

JMiguel disse...

Aproveito a tua frase: É pena mas a Turquia não vai bem
Mais um texto pleno de interesse pelas componentes factuais e opinativas

" R y k @ r d o " disse...


É um edifício majestoso
.
Abraço