2016-02-07

Os Serafins da igreja de Santa Sofia



Parece-me cada vez mais que as pessoas precisam de certezas e de crenças firmes. Em tempos essa necessidade na Europa foi satisfeita pela religião. Agora que a prática religiosa abrandou tem vindo a ser substituída pela economia como fornecedora de crenças inabaláveis e eternas.

A Economia que nasceu para basear algumas decisões na avaliação ponderada de custos e proveitos, tem os seus licenciados produzindo frases como “não existe alternativa”, “temos que manter o rumo” ou mesmo um surpreendente “custe o que custar”.

Gosto da proposta de orçamento aprovada pelo governo de Portugal para o ano de 2016, apreciei a negociação do governo com a Comissão Europeia e dispensava as críticas desproporcionadas de que foi objecto e que são muito bem ilustradas aqui. Cansei-me de ouvir muitas discussões inúteis e algo bizantinas, como por exemplo sobre a inerentemente difícil aplicação do conceito de défice estrutural, pelo que me ocorreu a ideia de falar sobre temas bizantinos propriamente ditos.

Quando visitei a igreja de Santa Sofia, ou melhor da Santa Sabedoria, em Istambul, em Julho de 2003, a igreja estava a ser restaurada, estando instalado um andaime imenso ocupando um quarto do espaço por baixo da cúpula principal.

A igreja é deslumbrante e referi-a em dois post de 2008, aqui e aqui.

Na altura tirei esta foto da cúpula



onde se vêem 3 das 4 áreas de forma aproximadamente triangular que constituem os suportes principais da cúpula e que muitas vezes são chamados de “pendentes”. Esta designação padece do triunfo da forma sobre o conteúdo. Muita gente fica deslumbrada por a cúpula parecer que está ali a flutuar sem suporte e o que está a ela ligado aparece a essas pessoas como pendendo da cúpula, “justificando” assim o uso do termo “pendentes”.

Nesses triângulos vêem-se umas figuras compostas pelo que parecem ser asas. Intrigado, tentei ver do que se tratava e li em vários sítios que seriam representações de anjos mas continuei sem perceber o que via.

Na figura seguinte vê-se um dos alegados anjos um pouco melhor e a foto que coloquei no Picasa, para ser consultada por eventuais interessados, tem maior resolução do que a que apresento no post.



Recentemente, na sequência duma referência num comentário a este meu post do Vítor Santos Lindegaard a um texto “Plume d’Ange” dito por Claude Nougaro, fui à procura no google de uma figura de anjo e encontrei finalmente a explicação das figuras aladas da igreja de Santa Sofia!

Trata-se de Serafins, que a Wikipédia esclarece serem os anjos que no céu estão mais próximos de Deus. Tinham 3 pares de asas, duas cobriam as pernas, com duas voavam e embora a Wikipédia diga que com as outras duas cobriam o rosto, nas imagens que o google mostrou estas duas últimas asas estão colocadas para cima, em direcção oposta à das pernas.

Percebi melhor o sentido de “um ar seráfico”, é uma espécie de Nirvana, quem está tão perto de Deus não deve desejar mais nada. Muitas vezes os serafins são representados com asas vermelhas para dar a ideia que estão muito quentes dada a proximidade do fogo divino mas não é o caso destes serafins azulados.

Este artigo “The Seraphim Mosaic in Hagia Sophia” onde fui buscar as 3 imagens seguintes, traz muita informação sobre o tema mostrando um mosaico de um dos serafins antes do restauro e também com uma estrela no meio das asas


No texto refere que as autoridades do museu da Aya Sophia comunicaram em 2009 (6 anos depois da minha visita) que tinham removido a estrela que tapava a cara de um dos serafins, conforme a imagem seguinte


mostrando ainda uma pessoa ao pé do mosaico, para dar uma ideia da sua dimensão


Fiz uma busca no Google imagens com a sequência (THE SIX WINGED ANGEL MOSAIC) em que me apareceram muitos serafins além dos da igreja de Santa Sofia, como por exemplo o que mostro a seguir que fui buscar a este sítio


e que tem as 6 asas, todas com uma boa parte de cor vermelha, e ainda esta


Tive um bocadinho de dificuldade em encontrar representações escultóricas de serafins mas encontrei esta numa igreja inglesa em Padstow. England. Little Petherick, St. Petroc Minor.


Não me lembro de ver serafins em igrejas em Portugal.

Neste site tem também fotos muito interessantes sobre Istambul e o interior da igreja de Santa Sofia.

E fiquei a pensar que com tanta pluma a cobrir o corpo quase todo não admira que os bizantinos se tenham interrogado sobre qual seria o sexo dos anjos, sem terem conseguido chegar a uma conclusão.

Sem comentários: