2023-05-01

A Obsolescência da minha impressora HP LaserJet CP1025 Color


Comprei em Novembro/2015 uma impressora HP LaserJet CP1025 Color que funcionou bem até Jun/2022 como impressora dum PC fixo HP 110-250ep (CORE-ie3, 4GB) adquirido em Junho/2014.

Esse PC veio inicialmente com o sistema operativo Windows 8.1 pré-instalado. Instalei em Nov/2015 a versão 1511 do Windows 10 tendo optado por fazer todos os upgrades do sistema operativo enviados pela Microsoft.

Quando regressei das férias grandes de 2022 (desde Julho a meados de Setembro) ao tentar fazer uma impressão constatei com surpresa que a impressora deixara de fazer parte dos periféricos reconhecidos pelo PC.

Iniciei então o calvário da verificação dos drivers, se haveria algum mais recente, da reinstalação dos disponíveis pela HP, da corrida dos programas “Troubleshooters”, dos pomposamente chamados “HP Print and Scan Doctor” e "HP Smart Install”, das ferramentas da Microsoft para comunicar problemas e pior ainda dos Forums de utlilizadores quer da HP quer da Microsoft, com as suas sugestões umas vezes triviais outras vezes disparatadas, raramente úteis.

Fiz também um autoteste da impressora que concluiu com sucesso. Além disso instalei o driver da impressora num portátil da Toshiba (antigo pois a Toshiba faliu e a marca de portáteis não sobreviveu) que tenho em casa com um magnífico MSWindows XP que nunca ligo à internet e que imprimiu lindamente um ficheiro que fizera no computador fixo acima referido, usando uma pen para o transporte do ficheiro.

Claro que redireccionar temporariamente (porque ainda não perdi a esperança de que num futuro mais ou menos distante o problema desapareça) o cabo USB duma impressora ligada a um PC fixo pode não ser tarefa fácil. Neste caso fui buscar uma mesa comprada para as brincadeiras dos netos, para suportar o portátil Toshiba, liguei-o aos 220V,  pois há muito tempo que a bateria perdeu a capacidade de armazenar energia, e usei as 3 portas USB existentes: uma para a pen transportar o(s) ficheiro(s) a imprimir, outra para ligar à impressora Laserjet (de que só ficou na foto a respectiva bandeja de papel) e outra para o rato óptico, conforme imagem a seguir

 



Revi agora o número de páginas impressas ao longo do tempo, constatando que nos primeiros 3 anos imprimi em média cerca de 15 páginas/mês e no último ano cerca de 30. Quando tinha uma impressora de jacto de tinta fiz pouco mais de uma dúzia de impressões de fotos da máquina digital que comprara e passei a fazer impressão de umas poucas fotos numa loja de fotografias do bairro, abandonando a impressão em casa para fotografias. A maior parte das “impressões” que faço é para ficheiros.pdf que guardo no computador com backup em disco externo. Esta baixa utilização de impressões em papel foi o que me levou a optar por uma impressora laser, pois tivera má experiência com as impressoras de jacto de tinta cujos tinteiros costumavam estar secos ao fim de poucas utilizações

Como só de longe em longe sinto necessidade de uma impressão em papel esta “solução” é uma forma de ultrapassar o problema.

Contudo este problema revela mais uma vez as consequências desastrosas do sistema de preços adoptado nas sociedades industrializadas em que a inovação constante tem como consequência a produção descontrolada de quantidades imensas de lixo. Numa empresa este contorno do problema para não enviar a impressora para a eufemística “reciclagem” é insuportável face aos cerca de 150€ que custa uma impressora destas acabada de sair da fábrica, praticamente igual a esta mas incapaz de decifrar as variantes infinitesimais dos protocolos de comunicação entre aparelhos que tornaram esta impressora obsoleta quando tudo o resto funciona perfeitamente.

Como nota final, que talvez venha a expandir num futuro post, adianto que a consulta que fiz ao ChatGPT, tão justamente incensado em notícias recentes, não me deu sugestões diferentes das que eu obtivera consultando a internet usando o Google, “apenas” sintetizando num documento de fácil leitura os conselhos que já recebera.

3 comentários:

A. Rocha Lobo disse...

Caro JJ Amarante,
Solução para o teu problema: Compra outra impre!ssora. Há por onde escolher até 100€! É preciso pôr a economia a funcionar...

João Brisson Lopes disse...

Depois das 2 horas que passei a ajudar-te já te tinha convidado a atravessar a tua rua e comprar uma impressora nova, sem cabos que não o da alimentação eléctrica

Quanto ao GPT não é surpresa pois o que ele faz é um executive summary do que está na Net

Dulce Amarante disse...

Que maratona, primo!