É muito frequente dizer-se que a produtividade dos trabalhadores em Portugal é baixa.
Entre vários factores eu costumo destacar que essa alegada baixa produtividade se deve em boa parte à falta de investimento das empresas em ferramentas adequadas para que os trabalhadores possam executar as tarefas de forma eficaz.
No dia 24/Set no meu passeio diário pelos Olivais passei por uma vivenda onde estavam a instalar painéis fotovoltaicos.
Reparei que tinham instalado um mini elevador eléctrico para transportar os painéis para o telhado numa solução que me pareceu muito adequada pelo que a fotografei.
Como eu estava naturalmente fora do gradeamento que delimita o terreno e queria fotografar a totalidade do elevador, as barras verticais ficaram na imagem e uma delas parece à primeira vista estar no meio da "escada".
Optei por mostrar em detalhe o topo do elevador na imagem que segue
e depois retirei o topo das grades da imagem de forma tosca mas para ajudar o leitor a ver o elevador sem essa obstrução extemporânea
De seguida mostro a base da elevador
Nessa tarde passei ao pé da mesma casa e fotografei o elevador de perfil
É impressionante a quantidade de cabos de telecomunicações que ficam nas fotografias nos bairros com vivendas antigas se bem que ainda não "históricas".
No dia seguinte (25/Set) fotografei dois trabalhadores no telhado, devidamente protegidos por linhas de vida e com o trabalho adiantado
na carrinha constata-se que o sítio do instalador na net é www.trilhosenergeticos.pt.
No dia 26 talvez não tenha dado a voltinha diária ou não reparei no telhado. No dia 27 o trabalho no telhado estava concluído.
Não sei qual a qualidade do desempenho do instalador que referi mas a primeira impressão foi positiva.
Em 2011 fiz um post sobre "Produtividade, horas de trabalho e feriados".
1 comentário:
Vivi em Itália de 1988 a 2016 e fiz algumas mudanças.
Sempre vi usarem este sistema de elevadores portáteis, ie há 40 anos.
Há-os de diferentes dimensões, alguns alimentados por pequenos geradores Diesel.
Quando me transferi para PT a empresa de mudanças - Italiana, pediu-me fotos do local para saber se deveriam trazer este sistema. Dado que o prédio em Lisboa tinha elevador, a pouca quantidade de material a descarregar, a rua ser estreita e terem de interromper o trânsito, ... optaram pelo método clássico.
Concordo. São estes investimentos - presumo que nem custem muito - que fazem aumentar a produtividade.
PS. Há dois dias no centro de Odiáxere, instalaram umas dezenas painéis solares no telhado dum banco na EN125, altura ≈10m. A solução foi contratar um camião com grua extensível que se instalou no passeio por umas duas horas.
Joao Goncalves
Enviar um comentário