2023-12-27

Tartaruga de Vanuatu

 

Vanuatu é um arquipélago de 83 pequenas ilhas situadas no Pacífico Sul, com 300 000 habitantes numa superfície de 12 000 km2.

Povoado por melanésios foi colonizado em 1906 e administrado conjuntamente pela França e pelo Reino Unido, conhecido como Novas Hébridas durante 74 anos, sendo uma república desde a independência em 1980.

Mostro ao lado a sua posição no globo em imagem da Wikipédia.  

Não me lembro como cheguei a um artigo da revista Scientific American intitulado "An Ancient Art Form Topples Assumptions about Mathematics".

Falava nesse artigo de figuras que artistas de Vanuatu desenhavam na areia, marcando uma matriz de pontos previamente, iniciando o desenho colocando o dedo no ponto inicial e passando pela matriz de pontos num percurso Euleriano apenas levantando o dedo depois de passar por todos os pontos e chegar ao ponto inicial.

Gostei muito de ver este filme do artigo acima referido, mostrando como desenham uma tartaruga nessas ilhas dos mares do Sul.

 

 

Este artigo refere a existência de "etnomatemáticos" que se dedicam a estudar métodos matemáticos de civilizações sem descriçoes textuais dos algoritmos utilizados.

Vi ainda uma crítica do livro "Inventing the Mathematician".


Nota: não sabia como se inseriam vídeos num post sem conhecer o código "embed" que aparece sempre nos vídeos do Youtube. Afinal é fácil, construindo o <iframe> "à mão" se bem que ainda não domine completamente esta técnica. Por isso este post apareceu primeiro intitulado "Teste" e só depois se passou a chamar "Tartaruga de Vanuatu".


Sem comentários: