Foi aprovada nova Resolução da Assembleia Geral da ONU em 12/Dez/2023 propondo Trégua Humanitária em Gaza.
Esta reunião da assembleia surge na sequência do veto dos EUA à proposta, com o mesmo objectivo de obter uma trégua humanitária, submetida ao Conselho de Segurança em 8/Dez/2023.
Já houvera uma Resolução da mesma assembleia com o mesmo objectivo aprovada em 27/Out/2023 que relatei noutro post deste blogue.
Resultados das duas votações:
- em 27/Out/2023: A favor: 120, Contra: 14, Abstenção: 45
- em 12/Dez/2023: A favor: 153, Contra: 10, Abstenção: 23
A soma dos votos é diferente porque foram diferentes os números de países que não votaram.
Segundo o mapa da votação que retirei deste sítio e que mostro a seguir, desta vez votaram contra Áustria, Chéquia, Guatemala, Israel, Libéria, Micronésia, Nauru, Papua-Nova Guiné, Paraguai, E.U.A.
Na Europa e sua vizinhança mudaram de abstenção para a favor os países Albânia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Grécia, Islândia, Letónia, Macedónia do Norte, Polónia, Moldávia, São Marino, Sérvia e Eslováquia enquanto a Hungria mudou de contra para abstenção e a Croácia de contra para a favor.
Fiz uma actualização do mapa desta região em que os novos verdes e o novo amarelo têm tons ligeiramente diferentes dos iniciais
Depois usei este sítio ezgif.com para criar uma imagem .gif basculando entre as duas votações e assim ilustrando as diferenças
Israel vai ficando cada vez mais isolado.
Sem comentários:
Enviar um comentário