2023-11-30

Mulheres

 

 Na primeira página da seccão "Culturas" da Revista do Jornal Expresso de 10/Nov/2023 vi esta ilustração com cabeças de figuras femininas e pouco mais, todas diferentes e todas iguais que me agradou muito.

Pensei que gostaria de guardar esta imagem na minha colecção e ao ver no canto inferior esquerdo, na cercadura branca, o texto "GETTY IMAGES" (clicando sobre a imagem ela aparece maior e é possível ver esse texto), constatei que não era uma imagem feita no jornal e que seria possível encontrá-la noutros sítios da internet.

Digitalizei-a, fiz busca no Google Images e acabei por ir parar a um artigo da revista Forbes de 7/Mar/2023 sobre a participação das mulheres nas empresas tecnológicas importantes, a propósito do Dia Internacional da Mulher que é a 8 de Março.

No caso do Jornal Expresso a escolha desta imagem tinha a ver com referência a dois livros recentemente editados de duas autoras femininas. 

Passo a mostrar a imagem do sítio da Forbes a que reduzi o contraste e corrigi os brancos:

 

As figuras estão todas de perfil e os rostos têm todos a mesma forma e as cores são sólidas, podiam ser guache. As pestanas são pretas ou castanhas, 7 ou 8 tons de pele, cabelos de várias cores e penteados e 3 hijabs, lábios com batom de várias cores, uma manchinha de rouge em todas as bochechas. Parecem tranquilas e em movimento

Depois visitei também o sítio da Getty Images e apercebi-me que, como seria de esperar, têm numeroras ilustrações e fotografias à venda para grande variedade de ocasiões e também para o Dia Internacional da Mulher embora não tenha visto a que tenho vindo a referir.

Das existentes seleccionei esta Multicultural

 


em que a forma do rosto me faz lembrar América Central e do Sul. Não consegui localizar "AlonzoDesign".

Seleccionei também esta 

 


que me fez pensar no movimento do Irão "My Stealthy Freedom" que referi em post sobre a mulher iraniana Mahsa Amini, vítima mortal dos teocratas.

 

Para terminar deixo outra ilustração detectada pelo Google Images, fora do sítio da Getty Images, duma empresa de vestuário chamada "House of Irawo" em que se dá maior atenção à roupa das figuras




1 comentário:

João Brisson disse...

E estiveste a um passo de ser processado por utilizar imagens da GettyImages pois não pagaste pela sua utilização
Nem tudo o que está online é do domínio público, antes pelo contrário
Por sorte publicaste thumbnails do site e citaste a fonte