2009-10-22
Tectos de beirais de telhados chineses
Depois do realismo socialista voltamos à arte imperial chinesa, na decoração de fachadas e sobretudo dos tectos de beirais de telhados de edifícios notáveis da China.
Mais uma vez estou a partilhar com os meus leitores a minha ignorância sobre um tema bastante especializado, ainda por cima localizado numa terra longínqua, mas tirei umas fotos que me pareceram interessantes e uma vez que isto é um blogue, sinto uma responsabilidade editorial aligeirada.
Surpreendeu-me a clara preferência, nos palácios, templos e edifícios a eles subordinados, por construções com estrutura e paredes exteriores de madeira, com a quase ausência da utilização da pedra para esses fins.
Nos edifícios importantes era frequente um telhado duplo, coberto por telhas cilíndricas de cerâmica vidrada. Muitas vezes o exterior era lacado com um tom castanho avermelhado como se vê na figura à direita, num edifício que enquadrava o pátio quadrado onde se situava o Templo do Céu.
As decorações das traves de suporte do telhado tinham a exuberância patente na imagem.
Na imagem seguinte mostro outro tipo de decoração de beirais, que neste caso se prolongava no tecto do edifício, enquadrando também o Templo do Céu.
Para finalizar mostro os beirais do próprio Templo do Céu, já referido num post mais atrás :
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário