2009-09-26

Torre do Céu


Tinha estado em Macau, Hong-Kong e Cantão em 1990 e 1993 e na altura pareceu-me que estava noutro planeta. Sendo apreciador dos jardins chineses, não me tinha apercebido da escala que podiam assumir nem do rigor geométrico que caracteriza alguns deles.

No regresso de Pequim fui ao Google, revisitar os sítios por onde passei, e seleccionei esta vista aérea do enorme parque onde se situa a Torre do Céu (Temple of Heaven), com uma quantidade enorme de árvores colocadas numa matriz muito regular.

Havia muitos significados atribuídos ao número e disposição relativa dos elementos constitutivos do conjunto, o que me parece sempre potencialmente perigoso pois costuma ser possível encontrar uma coincidência pouco auspiciosa que faça cair em desgraça o arquitecto.

A torre serviu para os imperadores das dinastias Ming e Qing executarem os rituais para propiciar boas colheitas.

Nos tempos que correm estes rituais foram substituídos nalguns países por cerimónias muito mais complicadas, em que os candidatos a governantes tentam convencer os eleitores que eles são capazes de propiciar o que agora seria equivalente às boas colheitas dessa época.






Depois de tanto trabalho para nos vermos livres das arbitrariedades dos príncipes, reis e imperadores, é pena que tanta gente se abstenha de escolher senão o melhor, pelo menos o menos mau dos candidatos.

Talvez a animação desta campanha leve mais gente a votar nas eleições no próximo Domingo.

Além das duas vistas aéreas do Google deixo ainda uma imagem da Torre do Céu, outro dos cromos do álbum das Maravilhas do Mundo que ainda não tinha visitado.

Notem como os chineses ainda não esqueceram a origem da palavra "sombrinha" que em Portugal se usa quase exclusivamente para os objectos que nos protegem da chuva, quando o mesmo objecto nos pode também proteger do sol.



Sem comentários: