Tem passado na RTP2 uma série de 4 episódios, 15, 16, 17 e 18/Abril, um por estação do ano, sobre a vida em Castle Howard, uma das magníficas mansões existentes em Inglaterra, neste caso ao pé da cidade de York.
Conheci a sua existência por ser usado como cenário de "Brideshead Revisited" uma série de 1981 da ITV que também referi em "...in a storm in the Atlantic".
Residir em palácios suscitou-me ainda um post sobre o Amber Fort, um "Condomínio Fortificado" na Índia
e sobre Palácios como o Rambagh Palace em Jaipur
A mini série da RTP2 mostra que estes palácios foram construídos para estruturas sociais que já não existem e para subsistirem precisam de encontrar novas funções para o edificado.
Muitas vezes ficam bem como hotéis, o que noutros tempos também num certo sentido já foram, outras vezes como cenários de séries de TV como referi acima, de filmes como o Barry Lyndon de Stanley Kubrick que vi agora na net ter usado o Castle Howard como cenário, ou como museu e lugar de eventos como dizem na série da RTP2 que referi acima. A dona da casa diz a certa altura que é preciso ter a consciência que estão a viver numa loja o que, além de me parecer sensato, me fez pensar na frase atribuída a Napoleâo da Inglaterra ser um país de lojistas.
Lembrei-me também duma frase que ouvi provavelmente na TV há muito tempo em que alguém dizia "você pensa que é dono duma casa quando às vezes o que se passa é que a casa é dona de você".
Sem comentários:
Enviar um comentário