2024-04-04

Como vão os Blogues (das minhas listas)


É frequente a afirmação que os blogues passaram de moda, as pessoas passaram para redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Telegram, o WhatsApp, o Tiktok e outras que já tiraram estas Últimas da crista da onda, como se dizia antigamente.

Tendo mantido no lado direito deste blogue uma lista de blogs de que fui frequentador assíduo enquanto activos e esporádico para uma ou outra consulta, fiz um pequeno estudo do que tem acontecido aos blogues dessa lista.

Nos anos de 2008 a 2011 a lista aumentou de 14 em Dez/2008 para 33 no fim de 2011. Nesse ano fiz uma lista de “blogues quase no Nirvana” para onde transitaram os blogues parados ou quase. Em 2017 rebaptizei esta lista com outro eufemismo mais explícito “Blogues pouco ou nada activos” para agora em 2024 a rebaptizar “Blogues Inactivos”.

A soma das duas listas atingiu um máximo de 50 blogues em 2015 sendo agora composta por 46, com 15 activos e 31 inactivos.

De 2011 a 2021, último ano em que houve blogues activos que pararam, observou-se a paragem de 12 blogues.

Constatei que até se atingir o máximo de 50 blogues nas duas listas houve entradas e saídas das mesmas, no segundo caso quando passaram a apresentar a frase “This blog is open to invited readers only”, ou quando aparecia a mensagem “endereço inexistente".

A inclusão de blogues na lista correspondeu inicialmente quer a uma recomendação quer a uma forma fácil de a eles aceder, designadamente para verificar se existiam novos posts. Esta segunda razão veio a perder interesse pela possibilidade de usar sítios da internet, como por exemplo o https://feedly.com em que se definem blogs dos quais pretendemos ser informados da existência de novos posts. Sei que existem pessoas que consultam este blogue dessa forma, para outras envio um email com uma lista quase standard contendo um link para o novo post.

Por vezes, para posts muito curtos ou que considero de interesse marginal, não envio esse email, tendo constatado que nesse caso o número de visitas é muito menor.

Na lista de 31 blogues inactivos apenas 7 foram terminados explicitamente, quer mencionando o falecimento do autor, quer comunicando que aquele será o último post. A maioria deixa de publicar, pensando talvez que num futuro mais ou menos longínquo retomarão a actividade o que, nesta pequena amostra, não tem acontecido.

Para finalizar as referências à lista digo que no “Dani Rodrik’s Weblog” se refere outros sítios da net,  designadamente o “Project Syndicate” em que este economista de ascendência turca, emigrado nos EUA em que tem ensinado em universidades, tem continuado a publicar. Li referências ao Dani Rodrik no blogue do João Pinto e Castro, infelizmente falecido em 2013.

Informo ainda que o blog do João Miguel “A-Z Weblog” sobre as actividades culturais da próxima semana (e além) foi substituído pelo “SugestÕes” que muito se recomenda.

1 comentário:

JMiguel disse...

Muito obrigado pelo cumprimento. O mérito dos «blogs das sugestôes» é dos meus amigos e «sócios» José Carvalho Oliveira e António Marrachinho Soares que os criaram e gerem a partir da edição semanal.
Longa vida Às imagens com Texto e ao seu autor!