2022-05-16

Azulejos chineses

 Há uns dias gostei de uns azulejos  de porcelana azul e branca que vi num restaurante chinês no Parque das Nações. Depois de "endireitar" a foto, para que os rectângulos dos azulejos voltassem a ser rectângulos em vez de quadriláteros irregulares e remover do enquadramento objectos desnecessários, obtive esta imagem

Pensei que, além de estar num restaurante chinês, este padrão me parecia muito chinês. Fiz então uma busca no Google Images tendo obtido o resultado seguinte:

 


Quando o Google Images começou era frequente identificar rapidamente quadros famosos de pintores com obras expostas em museus, para outras imagens não era tão bom. Entretanto tem sido aperfeiçoado e além de identificar a imagem com "decorativa" e de apresentar variadas imagens em azul e branco encontrou um sítio chinês em que existe uma imagem que coincide (matching images) com parte da apresentada.

Indo ao sítio indicado encontrei este padrão com marcas de água

 


que reproduz a união dos dois rectângulos base do padrão que fotografei.

O Google Tradutor traduziu uma das sequências de ideogramas associadas a este padrão:


Tenho sido bastante crítico das loas sobre os avanços da alegada "Inteligência Artificial" que, como já ouvi dizer, se trata afinal de "Estupidez Artificial", sobretudo quando ando à procura de informação em sítios específicos, normalmente acaba por ser melhor perguntar ao Google.

Mas neste caso fiquei surpreendido com a capacidade de encontrar um padrão de azulejo tão específico!





1 comentário:

Anónimo disse...

Olá José Júlio

Outro padrão que é difícil de isolar é o que se encontra no pavimento calcetado da zona central da praça dos Restauradores. Depois de muito tempo consegui identifica-lo mas não fiz nenhum desenho.