2008-10-04

Isis

Os braços das espirais lembraram-me os braços da deusa egípcia Isis numa imagem gravada no sarcófago do faraó Toutankamon e exposta no museu do Cairo.



Na visita que fiz em Abr/2006 tive que deixar a máquina fotográfica na entrada do museu pois era proibido entrar com ela. Quando já dentro do museu vi um visitante a tirar fotos com o telemóvel. Compreendo a proibição de usar flash, quer pelos eventuais danos às obras de arte quer pelo incómodo que causam aos outros visitantes. Tenho grande antipatia pela proibição de fotografar sem flash pelo que sucumbi à tentação de usar o telemóvel para fotografar a base do sarcófago de ouro do faraó Tutankamon.

Estando algo nervoso não configurei bem o telemóvel e o flash foi inadvertidamente accionado quando fotografei a figura alada da deusa Isis na base do sarcófago. Sendo o flash do telemóvel uma luz discreta é contudo conspícuo para os guardas da sala do museu pelo que fui imediatamente detectado e admoestado por um zeloso funcionário. Felizmente não houve mais consequências do que ficar com uma foto tirada em péssimas condições. Como gostava da figura fiz uns retoques para, por assim dizer, a fazer regressar à vida.

Depois achei que o "making of" dos retoques poderia dar uma sequência de imagens engraçada. Fiz um Power-Point mas como não é apresentável neste blogspot fiz agora um filme usando o "Windows Movie Maker". Espero que gostem do resultado:


1 comentário:

Anónimo disse...

Bela imagem! E que inveja desses dotes tecnológicos.