2024-03-19

Cartograma da População do Mundo por País

 

Cheguei a uma curiosa representação da população mundial de 2018 organizada por países, em que cada país tem uma área proporcional às pessoas que nele vivem.

Julgo que já tinha visto mapas em que cada país ocupava uma área proporcional a uma característica diferente da área que ocupava, mas com a globalização a dimensão da população torna-se ainda mais importante do que sempre foi.

Claro que esta representação tem limitações dado numerosas arbitrariedades quer inevitáveis, como por exemplo a implícita de se considerar os países povoados de forma homogénea, quer devidas a escolhas difíceis como por exemplo representar a parta siberiana da Rússia ou a zona do deserto do Sara.

Este trabalho foi concluído por Max Roser em 12/Set/2018, no âmbito da organização Our World in Data e compreendo que tenha quase 6 anos pois trata-se de um trabalho delicado, difícil de automatizar. Por esta altura a Índia já deve ter ultrapassado a China.

Clicando no mapa ele ocupará o monitor e poderá ser ampliado

 




2 comentários:

J Ricardo disse...

Interessante e boa ideia trazer este mapa ao conhecimento dos leitores do Imagens com Texto.
Na maioria dos países as pessoas continuam a reproduzir-se de forma exagerada; isto não vai acabar nada bem…
Segundo um amigo meu, estamos programados para a auto destruição; eu, que sou ótimista, não quero acreditar; mas lá que parece, parece…

jj.amarante disse...

Olá JR, não te preocupes em demasia:
- A população mundial não virá a exceder 11 mil milhões, segundo este youtube do Hans Rosling (https://www.youtube.com/watch?v=2LyzBoHo5EI&t=8s) que também referi aqui: https://imagenscomtexto.blogspot.com/2018/06/hans-rosling-descobrindo-preconceitos.html

- O Max Roser tem considerações sobre o crescimento da população mundial aqui: https://ourworldindata.org/population-growth