2022-06-13

Russos residindo fora da Federação Russa em repúblicas da antiga URSS

 

Se fosse preciso, as últimas declarações  de Putin sobre Narva, uma cidade da Estónia próxima da fronteira com a Rússia, que "é verdadeiramente russa", deixaram os vizinhos da Rússia mais preocupados. A Estónia tem tido  uma História bastante animada com grandes potências vizinhas como a Alemanha, a Suécia e a Rússia combatendo com entusiasmo pelo seu território e têm nos seus residentes uma componente étnica russa semelhante à da Letónia.

 


Há uns anos compreendi a Letónia na sua aflição com a presença de russos no território letão constituindo 25% da população e os atritos com a UE sobre este problema. O problema da multiculturalidade agrava-se quando uma das etnias tem uma tradição imperial, como é o caso da russa. Vivem nos países bálticos mas "sentem-se russos", o que quer que isso signifique, e muitos deles não querem aprender a língua identitária do país onde vivem.

Os norte-americanos "resolvem" isso com um pequeno truque linguístico, existem os latinos descendentes de aztecas e espanhóis, os afro-americamos, os americanos nativos, etc. Os euro-americanos têm o prémio de se designarem por americanos, são os propriamente ditos. Por vezes por "caucasianos" para satisfazer o politicamente correcto e que tem pouco a ver com a identidade europeia, pergunto-me onde será a "Caucásia".

Na Wikipédia diz: "A população de origem letã representa pouco mais de metade dos habitantes do país (62,1%) tendo sido minoritária em Riga, a capital letã por muitos anos, quadro que recentemente tem se alterado gradualmente. Outros grupos étnicos são os de origem russa (26,9%), bielorrussa, polonesa, ucraniana e lituana. Com o objetivo de evitar tensões entre as diferentes nacionalidades, em 1998 os letões votaram a favor de facilitar a obtenção da nacionalidade, o que só foi aproveitado por parte dos imigrantes. Destes muitos continuam a não saber falar Letão. "

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual é o Objectivo da Federação Russa na Ucrânia?

https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/06/qual-e-o-objectivo-da-federacao-russa.html