2022-06-03

Flamingos, máquinas fotográficas e fotografias

 

Quando nos passeios à beira-Tejo vejo flamingos penso várias vezes que seria boa ideia voltar no dia seguinte com uma máquina fotográfica. Entretanto, como as máquinas fotográficas incluídas nos telefones móveis estão cada vez melhores, aproveito para fotografar com a do meu.

A foto que segue foi tirada no dia 8/Fev/2022 às 17:20, um fim de tarde de calmaria típico de muitos dias de inverno. O lodo da margem apresenta nas suas poças de água reflexos fortes do azul do céu, parece que estamos numa praia de areia azul…

Enquadrei apenas a parte central desta imagem, destacando assim as duas dezenas de flamingos numa composição quase Zen

 Andei depois em direcção ao bando de flamingos que se vê no lado esquerdo da primeira imagem e fotografei-os em tons ainda mais azulados

 

Finalizando a sessão às 17:35 com mais flamingos ao pé da ponte  

A melhoria sistemática das capacidades fotográficas dos telemóveis, juntamente com a disponibilidade permanente deste aparelho quando surge uma oportunidade inesperada duma boa foto, chegou ao ponto de afectar significativamente  os fabricantes de máquinas fotográficas. Há muitos anos desapareceram ou deixaram de competir no mercado amador várias marcas europeias como a Rolleiflex, a Leica ou a Hasselblad (vi uma máquina destas actual com o preço de 36000€), sendo na altura substituídas por marcas japonesas. Agora são estas que estão a ser afectadas como por exemplo as empresas Yashica, Minolta e Olympus que cessaram a actividade. Enquanto a primeira destas 3 era uma alternativa económica, a Minolta era uma marca boa bem como a Olympus (vítima de contabilidade falsificada) que fazia a máquina SLR mais leve do mercado. Outras marcas boas como a Asahi Pentax desapareceram há mais tempo. No Statista (https://www.statista.com/statistics/799526/shipments-of-digital-singe-lens-reflex-cameras-worldwide/) constata-se que as máquinas DSLR (Digital Single-Lens Reflex Cameras) baixaram o número de unidades vendidas de 16,2 milhões em 2012 para 2,16 no ano de 2021.

Em 9/Fev/2022 às 17:30, com muitas nuvens cinzentas no céu e uns raiozinhos de sol em fase crepuscular obtive esta imagem com a Olympus E-450, uma DSLR com zoom óptico de 14 - 42mm e abertura 1:3.5-5.6, usando tripé para evitar tremores. O zoom óptico de 3x era insuficiente para registar maior detalhe.
 


Com a Canon Ixus e o seu  zoom óptico de 12 vezes em vez dos 3 da Olympus E-450 foi possível obter imagens maiores dos flamingos. Contudo, a baixa luminosidade da objectiva acaba por impor sensibilidades elevadas, deixando a imagem com muito “grão”.

 


Quis comparar imagens antigas doutros posts deste blogue sobre o mesmo tema e a mais antiga foi neste post de Nov/2008 de que mostro a foto seguinte, tirada em 15/Nov/1008 13:00 com uma máquina Olympus Camedia C-3020 Zoom

 


Depois houve outro post de Out/2012 de que mostro a imagem seguinte tirada em 10/Out/2012 18:43
com um iPhone 4S numa tarde de nuvens cinzentas

 

 e finalmente o seguinte também de Out/2012 com uma foto tirada  em 11/Out/2012 17:30 em que fui mais feliz do que nas deste ano pois a combinação dos azuis, dos reflexos e dos ouros do sol de fim-de-tarde foram bem captados pela Olympus E-450

 





2 comentários:

M.A.Amarante disse...

Gostei de ver as várias abordagens fotográficas dos flamingos no rio Tejo.
E fiquei a saber - com bastante pena- que desapareceram do mercado as versões, para fotógrafo amador, da Olympus,da Minolta e da Asahi-Pentax. De facto nunca mais as vi em montras, só há telemóveis...

A. Rocha Lobo disse...

Face ao mostrado, tiro duas conclusões:
1 - Podem avançar as obras do Aeroporto do Montijo, porque os flamingos já se mudaram para a margem direita do Tejo. Logo deixam de ser motivo impeditivo.
2 - E, devem avançar tão depressa quanto possível, pois estas e outras aves poderão impedir a operacionalidade da Portela ...!
P.S. - também fiquei a saber que passei a dispor de algumas máquinas fotográfiacs de museu. Provavelmente também já não devem existir os famosos relos de 35 mm, se os houver as revelações são todas verdes by Fujicolor, passe a publicidade.
Abraço,