2020-10-16

Stayaway COVID ou FicasteLonge Stayaway

 

Tenho grandes dúvidas sobre a utilidade da aplicação de que tanto se fala neste momento. Não é tanto o receio com a eventual falta de privacidade dos dados que julgo ter sido bem acautelada mas mais o meu estilo de vida recatado em que saio quase nada para sítios com muita gente e comunico com outras pessoas via telefone ou via internet. As próprias medidas de contenção da pandemia conduziram-me a um estilo de vida em que a utilidade da aplicação será ainda menor.

Tenho tido vários telemóveis que têm sido substituidos ao ritmo das suas avarias. O que tenho actualmente é um iphone 4S de Setembro de 2012 que actualizou o sistema operativo iOS até à versão 9.3.6. A partir desta a Apple informou que não seria possível fazer mais actualizações. O aparelho ainda não se avariou, tendo apenas sido necessário mudar a bateria em Janeiro de 2018.

Apreciei a possibilidade  de fazer e receber chamadas telefónicas sem ter que estar ao pé dum telefone fixo e o envio de mensagens sms para a família por um preço módico quando estava no estrangeiro.

Apreciei a chegada dos smartphones que, além de me permitirem
- tirar fotografias de cada vez melhor qualidade sem ter que andar com uma máquina fotográfica,
- fazer vídeos sem ter que andar com uma câmara de vídeo,
- armazenar alguma música sem ter que trazer um walkman ou um discman,
- ter acesso ao GPS sem ter que andar com um aparelho específico,
- poder consultar mapas e pedir direcções quer em Portugal quer em países da Europa ou de outros continentes sem ter que voltar a dobrar e guardar os mapas que abrira,
- usar e-mail,
- pagar parques de estacionamento, e aceder às bicicletas GIRA,
- traduzir caracteres chineses copiados à mão e depois também fotografados,
- fazer chamadas na União Europeia ao mesmo preço que em Portugal,
- fazer chamadas telefónicas gratuitas via Wi-Fi de hóteis no estrangeiro, sítios que tradicionalmente eram muito mais caros do que as já dispendiosas cabines telefónicas,
- usar o telemóvel como hotspot para permitir ao meu PC aceder à internet num écran com uma dimensão decente,
- aceder a notícias na internet e a muitas outras páginas,
- como despertador e alarme para eventos específicos a meio do dia,
- e  ainda com uma calculadora e um bloco de notas!

Além das aplicações que vieram com o telemóvel instalei mais 14 aplicações, número que julgo ser moderado.

No meu Citroen emparelhei o aparelho do carro com o telemóvel o que me permitiu  durante algum tempo receber chamadas com afixação do nome do contacto chamante no écran do tablier dado que o aparelho do carro conseguia aceder à lista de contactos do iphone. Após uma das actualizações automáticas do iOS continuei a poder receber chamadas mas tomando conhecimento apenas do nº telefónico do interlocutor porque o aparelho do carro deixou de ter acesso à lista de contactos do iphone. E como de cada vez que visito a oficina da Citroen fico contente quando me facturam menos de 500 €, parece-me impossível actualizar a versão do software do carro. Assim, para fazer chamadas passou a ser necessário usar o iphone para escolher o contacto embora depois a chamada continue com mãos livres.

Mais recentemente a aplicação da Via Verde para parquímetros deixou de funcionar porque precisa do iOS10. Não me fez grande falta porque, como disse, saio pouco.

Mesmo assim, como sou influenciável, tentei hoje instalar a aplicação Stayaway COVID

Infelizmente a obsolescência prematura que nos é imposta pelos fabricantes dos mais variados equipamentos informáticos levou a que a minha versão de iOS seja incompatível com a versão actual da aplicação “FicaLonge COVID”:

 


Não estou disposto a substituir o meu satisfatório iPhone por um modelo mais recente e tão pouco me parece conveniente que o Estado me compre um.

Terei assim que ficar longe da aplicação.


Sem comentários: