2020-10-21

Alexandre Roubtzoff (1884-1949)

 

Recebo há anos às quintas-feiras um conjunto de sugestões culturais do João Miguel, antigo colega, que estão também disponíveis:
- no blog http://azweblog.blogspot.com
- no facebook ( https://www.facebook.com/pages/Sugestôes/582224458542163  ).
onde desta vez vi esta referência:

- Domingo, 18/    às 18h31, na TV5, La Tunisie d'Alexandre Roubtzoff (60’)

que me conduziu a um documentário sobre a vida e obra deste pintor russo, que visitou a Tunísia em 1914 e que para lá emigrou, tendo adquirido a nacionalidade francesa em 1924, e vivendo e pintando motivos tunisinos até à sua morte em 1949.

Desde que visitei a Tunísia no ano 2000, numa acção de consultoria ao Despacho do Sistema Eléctrico do país, fiquei a simpatizar com a Tunísia, tendo-a referido nalguns posts deste blogue.

O pintor, que se manteve figurativo numa época de grande revolução nos objectivos e técnicas da pintura, além de fazer retratos da burguesia do colonizador francês para ganhar a vida, interessava-se sobretudo pela forma de estar e de se apresentar dos tunisinos e também pela luz e paisagens da margem sul do Mediterrâneo.

Nas mulheres registou algumas maquilhagens feitas com Henna, um produto natural usado há séculos para fazer pinturas na pele que duram duas ou 3 semanas e que é contra-indicado para uma minoria de pessoas alérgicas ao produto.

Neste post mostro como legenda o endereço do sítio onde fui buscar cada imagen.

Segue uma cena de maquilhagem de uma mulher por outra

https://www.bukowskis.com/en/auctions/F167/201-alexandre-roubtzoff-fatima-and-manoubia


e depois umas amendoeiras em flor
 

Sem comentários: