2020-10-07

Palácio Topkapi


Tenho um conjunto de imagens guardadas para publicação neste blogue que demorei bastante tempo a concretizar. Por exemplo esta imagem foi guardada em Nov/2018 e só agora a mostro.


 
Achei curiosa a composição extremamente ordenada dos participantes, além da forma de vestir e de cobrir a cabeça que permitiria identificar facilmente o estatuto de cada um.

Trata-se de um quadro do pintor Konstantin Kapidagli cerca de 1789 documentando a entronização do sultão Selim III (1761-1808). Este sultão reinou de 1789 a 1807, ano em que foi deposto pelos Janízaros, corpo de elite do exército otomano, que se foi parecendo cada vez mais com a guarda pretoriana do império romano, transformando-se ao longo de décadas de defesa a ameaça ao governante supremo. Em Portugal, por essa altura, reinava D.Maria I que foi rainha de 1777 a 1816.

O palácio Topkapi, cuja construção se iniciou em 1459, 6 anos após a conquista de Constantinopla em 1453, desenvolve-se ao longo de 4 pátios principais, cada um deles dando acesso a uma parte mais reservada do complexo. A passagem do 2º para 3º pátio faz-se através do Portão da Felicidade que mostro numa foto que tirei em 2003 



 constatando-se poucas modificações nos últimos 200 anos.

A cerimónia de entronização teve lugar no 2º pátio do Topkapi, pátio onde se realizava a maior parte das cerimónias oficiais que tinham lugar neste palácio.

Associo quase sempre a palavra Topkapi também ao filme do mesmo nome, datado de 1964, com os actores Melina Mercouri e Peter Ustinov, em que roubavam um punhal com esmeraldas duma sala do museu em que se transformou este palácio.

 Por curiosidade fui ver se existia alguma imagem relativa à entronização da rainha portuguesa da época e encontrei esta varanda efémera,


uma fachada aplicada sobre a ala ocidental da Praça do Comércio em 1777 (o terramoto fora em 1755) com uma multidão na cerimónia de aclamação da nova rainha Maria I, com uma fila de soldados a garantir algum distanciamento e muita gente nas varandas.  

Aparentemente a aclamação da rainha em Portugal envolveu mais directamente a população do que a entronização do sultão no império Otomano.

Foi sobre esta ala que tem actualmente este aspecto

(Foto daqui )

que a fachada efémera foi aplicada.


 

Sem comentários: