2012-01-27

As maravilhosas paisagens inglesas

Ao passar por este artigo na BBC World, promoção turística feita com bom gosto, mostrando aos visitantes estrangeiros as riquezas paisagísticas que terão a oportunidade de ver em Inglaterra, se lá se deslocarem por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2012, não resisti a trazer para aqui esta paisagem inglesa maravilhosa:


O artigo faz parte de uma série escrita por estrangeiros sobre as maravilhas de Inglaterra, intitulado neste caso como um hino às árvores e aos pássaros, temas também caros a este blogue que tem falado mais de árvores mas onde têm aparecido pássaros, designadamente nas versões estilizadas por Charley Harper nos dois últimos posts e ainda em mais três posts a que cheguei colocando a palavra pássaro na caixa de busca do blogue no canto superior esquerdo, ou então indo para aquiaqui, ou aqui.

Mas o meu embasbacamento com a descoberta que os jardins ingleses resultam duma intervenção humana leva-me sempre a suspeitar de alguma intervenção sempre que vejo alguma paisagem de grande beleza, como a deste campo na propriedade de Stourhead, onde foram filmadas cenas do Barry Lyndon, no Wiltshire, a uns 40 minutos de Bath.

No artigo refere que o “English Countryside” é mais “genuinamente inglês” do que a cidade de Londres. Discordo sempre da pretensa genuinidade do campo em relação à cidade, ainda mais neste caso em que não estamos a ver “campo” nenhum mas um jardim de enormes proporções, construído no início do século XVIII, em que o lago foi obtido através da construção de uma pequena barragem (enfim é um pequeno pecado de perturbação da natureza em vez de ser um grande pecado) e retirando alguma terra de fins agrícolas.

Tudo isto foi tornado possível com a riqueza  obtida na mais antiga casa bancária inglesa, a C. Hoare & Co, única que não foi absorvida pelos grandes bancos actuais. Sem a actividade bancária londrina esta bela paisagem não teria sido construída. Pelo menos neste caso a actividade bancária deixou-nos alguma coisa que vale a pena.

Sem comentários: