No Museu Arqueológico de Atenas encontra-se este Bronze de Artemísion que fotografei sob dois pontos de vista. Em princípio isso dever-se-ia fazer com todas as estátuas, visto que não se reduzem a um plano, mas por vezes há pontos de vista mais privilegiados do que outros.
Nos museus costuma colocar-se também a questão dos enquadramentos, ou porque existem outros objectos na sala, ou porque está sempre gente a passar.
Ultimamente tenho tentado obter bons enquadramentos à partida, para evitar manipular as fotos pois é uma tarefa fácil de começar mas difícil de acabar porque os melhoramentos possíveis aparecem como as cerejas, uns atrás dos outros. Neste caso tinha alguns objectos e pessoas que achei que perturbavam a vista e fiz umas alterações simples com um programa de tratamento de imagens. Mas não tentei esconder as intervenções pois fazer passar despercebida uma alteração pode consumir imenso tempo.
Quanto à estátua propriamente dita foi datada de 460 AC, pensou-se que representava Zeus mas agora domina a opinião que se trata de Poseidon, deus dos mares, provavelmente empunhando um tridente. Parece-me perfeita.
2010-08-11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário