2008-04-28

Mihrab


Nesta ampliação da foto já apresentada em post anterior vêem-se melhor os medalhões pretos com letras douradas (no do lado direito está escrito Alá) e o Mihrab.


Todas as mesquitas têem um Mihrab, um nicho mais ou menos elaborado, que indica a direcção de Meca, direcção para a qual têm que estar virados os crentes quando fazem as orações. Nas mesquitas construídas "de raiz" o Mihrab é colocado na parede cuja perpendicular está na direcção de Meca.

Neste caso de conversão em mesquita de uma igreja, a colocação do Mihrab é problemática dado que as igrejas eram anteriormente construídas com o seu eixo principal orientado em direcção a Jerusalém.

É por isso que o Mihrab está colocado um pouco à direita do eixo principal do templo e por curiosidade fui verificar a sua colocação.

Para esse efeito fiz um snapshot do mapa do Google com Istambul, Jerusalém e Meca. Fiz um .jpg que puz num .doc, onde coloquei rectas de Istambul a Jerusalém e de Istambul a Meca. Imprimi e para medir melhor o ângulo estendi as rectas até ao fim do papel e tirei as medidas fazendo um triângulo rectângulo. A razão 1/26.5 é a tangente do ângulo que corresponde a 2.16º. O Mihrab da igreja de Santa Sofia parece estar afastado do eixo da igreja uns dois metros a que corresponderia considerar o vértice do ângulo a 53 metros de distância, ficando assim esse vértice claramente dentro da igreja.

Apresento a seguir o mapa:


A direcção de Istambul para Meca está marcada por uma recta verde e a direcção para Jerusalém por uma amarela.

Ao fazer estas verificações pensei que o pessoal religioso é um bocado picuinhas, tinham que pôr o Mihrab um bocadinho para o lado, estragando a simetria do templo, quando uma pessoa vê que, quando se está em Istambul, as direcções para Jerusalém e para Meca são muito parecidas.

Depois constatei que eu próprio também me deixo fascinar pelos detalhes, como se verifica neste exemplo e não estava em posição de censurar quem tinha colocado o Mihrab.

No fundo os responsáveis pelo templo teriam dificuldade em justificar a ausência de uma pequena correcção da direcção de Jerusalém para a direcção de Meca.

Sem comentários: