Vi recentementr no magazine Beaux Arts uma referência ao próximo leilão no dia 18/Nov/2025 em Nova Iorque deste quadro de Gustav Klimt intitulado “Retrato de Elisabeth Lederer” feito em 1914-1916 de que apresento a metade superior
É a filha do casal Lederer, principal mecenas de Klimt, família muito rica da Viena de então, de riqueza ultrapassada apenas pela família Rothschild.
Trata-se duma versão modernista dum retrato, em que o motivo principal e praticamente único é a cara do modelo e tudo o resto são motivos decorativos criando um ambiente irreal de que gostei e que enquadra a cara do modelo.
Neste caso optei por mostrar primeiro apenas a metade superior do quadro original dado que me disseram que as mãos da modelo estavam horríveis
como se pode constatar no quadro completo e no detalhe a seguir.
Provavelmente o quadro ficaria melhor se as mãos não fossem representadas. Prevê-se que este quadro seja vendido por mais de 100 milhões de dólares mas frequentemente não tenho conseguido estabelecer correlação entre o valor de transacção e o meu apreço por inúmeros quadros.
Fui verificar outros retratos famosos feitos por Klimt como por exemplo este “Retrato de Adèle Bloch-Bauer (1907)” que copiei da Wikipédia
e este “Retrato de Adèle Bloch-Bauer II (1912)” da mesma mulher cinco anos mais tarde, que copiei do mesmo sítio e com esta referência
By Gustav Klimt - The Yorck Project (2002) 10.000 Meisterwerke der Malerei (DVD-ROM), distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH. ISBN: 3936122202., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=153486
Fiz depois uma tabela resumo sobre as mãos nestes três retratos, por ordem cronológica da respectiva data de execução
| Mãos no retrato de Adèle Bloch-Bauer (1907) |
|
| Mãos no retrato de Adèle Bloch-Bauer II (1912) |
|
| Mãos no retrato de Elisabeth Lederer (1914-1916) |
Não pondo em causa a capacidade de Gustav Klimt pintar as mãos das pessoas retratadas, considero que esta sequência de retratos documenta antes uma falta progressiva de interesse na representação das mãos das retratadas nas suas pinturas.
No post “Masterpiece” de Maio/2013 a propósito de um quadro que apenas representava a face e as mãos de uma pessoa referi “…a pintura apenas do rosto e das mãos fez-me lembrar um pequeno livro para turistas sobre a deslumbrante biblioteca Piccolomini, na catedral de Siena em Itália, em que aprendi, relativamente ao contrato das pinturas dessa sala, que “a totalidade dos rostos teria que ser executada por Pintoricchio, uma vez que era comum as partes de menor responsabilidade, serem executadas por aprendizes que trabalhavam para o pintor principal” conforme referi no post sobre a biblioteca atrás linkado.”
Talvez nos contratos da Renascença na Europa, além da cabeça ter que ser pintada pelo mestre, também se esperasse que o mestre pintasse as mãos, pois não haveria muito mais partes do corpo que não estivessem cobertas por roupa. Talvez Klimt prolongasse por tradição a inclusão das mãos nos retratos mas com cada vez menos detalhe.
Lembrei-me de verificar esta conjectura googlando (why has klimt lost interest in drawing the hands?) obtendo esta
AI Overview:
There's no evidence to suggest Gustav Klimt lost interest in drawing hands; in fact, his paintings, especially his earlier works and drawings, feature hands, though he often simplified or stylized them within his overall decorative style. While hands may be less prominent or detailed in some of his later, more abstract or decorative paintings, this reflects his stylistic choices rather than a loss of interest, as he sought to emphasize patterns, symbolism, and the emotional aspects of his subjects over strict realism in all his works.
Surpreendeu-me obter uma resposta tão elaborada sobre um tema que me parecia “tão irrelevante” e embora discorde julgo que será uma opinião frequente em sítios da internet que abordem este assunto.
Fiz a pergunta em inglês pois tenho a sensação que muitas vezes se obtêm respostas mais completas nesta língua.
Por curiosidade fiz a mesma pergunta em português, francês e espanhol e o google nesses casos não apresentou “AI overview”, remetendo em primeiro lugar para a Wikipedia sobre Klimt.
Depois lembrei-me de fazer a pergunta em chinês (ideogramas simplificados) convertendo esta pergunta em inglês (Klimt apparently lost interest in hand painting) para chinês usando o Google Tradutor e fazendo a retroversão para inglês para verificar estabilidade:
Pergunta e resposta em chinês:
克里姆特明显对手画失去兴趣;
克里姆特明显对手画失去兴趣;相反,他在绘画女性身体和女性主题上倾注大量心血,并创作了许多绘画女性的作品,如他的维也纳独立派代表作。克里姆特的作品形成了独特的象征性装饰纹饰为特色,主题通常围绕着“性”、“爱”、“生”与“死”的轮回,并以女性为绘画作品的主角。
que submeti ao Googlr tradutor obtendo:
Klimt never lost his interest in painting hands; on the contrary, he devoted considerable effort to depicting the female body and female subjects, creating numerous works depicting women, such as his representative works from the Vienna Secession. Klimt's works are characterized by their unique symbolic decorative motifs, with themes often centering on the cycle of sex, love, life, and death, with women as the main protagonists.
Presumo que o Google traduziu a pergunta em chinês para inglês, obteve a resposta em inglês e voltou a traduzir para chinês. De qualquer forma o Google mostra maior consideração pelo público chinês, que tem direito a uma “AI Overview” na língua em que a pergunta foi feita.
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2 comentários:
Muito interessante mais esta tua apresentação.Abraço F Abecasis
Falar sobre arte é falar sobre vida e transformações que ela suscita. Parabéns
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