2024-02-22

Evolução Tecnológica


Fiz um melhoramento no meu PC fixo, notava há algum tempo dificuldade na resposta do GoogleMaps na situação de “StreetView” e excesso de tempo necessário, quer no arranque do computador, quer no arranque de várias aplicações.

A minha experiência profissioanl com equipamentos de outras eras, que agora se diz ironicamente movidos a vapor, fez-me desenvolver técnicas de aproveitamento do tempo de espera, tais como ler revistas e jornais em atraso, ir à janela, fazer um chá, etc, que me levam a prolongar o tempo de vida dos equipamentoa informáticos, na senda da sustentabilidade.

Por exemplo o meu PC actual que comprei em 2014 por 500€,
HP 110-250ep intel(R) Core(TM) i3-3240T CPU @ 2.90GHz com 4GB, um disco duro de 1 TB e um leitor gravador de DVDs

 


está a fazer 10 anos de idade e só agora melhorei o hardware, mudando o disco duro para um SSD (Solid State Drive) de 1 TB e dupliquei a memória de 4 para 8GB. O PC viera com Windows 8.1 e foi actualizado em tempos para o Windows 10, sendo actualizado automaticamente pela Microsoft.

Como durante muito tempo tive que trabalhar, primeiro com impressoras a 300 Baud (para não falar dos cartões perfurados),  depois com monitores monocromáticos semigráficos de 20 e tal linhas por 80 colunas, depois com monitores gráficos polícromos CGA depois VGA de proporção 4:3 e agora finalmente com um monitor polícromo de 16:10 (1680x1050px) de 22 polegadas de diagonal, onde por fim posso ver comodamente duas páginas A4 lado a lado, tenho antipatia por usar o telemóvel para navegar na internet e de uma forma geral para tarefas que posso realizar no PC.

Como tenho uma vida bastante sedentária uso o meu portátil com grande moderação e nunca senti necessidade de um tablet, precisamente pela pequenez do monitor.

Depois desta actualização o PC passou a ser mais rápido e continuará provavelmente operacional até que a Microsoft deixe de suportar o Windows 10.


1 comentário:

João Brisson disse...

O bottleneck anterior devia estar nos 4GB
O Windows é conhecido por fazer swop por tudo e por nada se a RAM é curta, o SSD também contribui para o aumento da velocidade de resposta
Agora tens que convencer o teu fornecedor de internet a aumentar a velocidade, trocar o router e usar Wi-Fi na banda dos 5GHz