2024-02-15

Terramotos

 

Recebi hoje num email este anúncio de uma conferência na Ordem dos Engenheiros sobre "Reforço sísmico de alvenarias com isolamento térmico acoplado"

 


uma espécie de "dois em um", uma vez que se vai tornar o edifício mais resistente aos sismos aproveita-se a oportunidade para também o tornar mais resistente às variações da temperatura.

A propósito da referência no anúncio "2024 IGUALDADE DE GÉNERO NA ENGENHARIA"  lembrei-me dum post de 2017 intitulado "Colocados por género no IST no ano lectivo 2017-18", a situação não se deve ter alterado muito desde então.

Entretanto, era de manhã e ainda não estava a 100%, reenquadrei a imagem para ficar apenas com o prédio

 


apercebi-me que o prédio, bastante danificado mas em pé, estava rodeado por um mar de entulho, significando que era o único ou dos poucos sobreviventes de um conjunto de prédios vizinhos. Ao isolá-lo já pensava em googlar a imagem, tendo facilmente chegado a outra imagem do mesmo prédio

 


que constava da " Missão Portuguesa de Reconhecimento de Danos dos Sismos na Turquia de 6 de Fevereiro de 2023".

Tinha memória de ter ocorrido um terramoto muito grave na Turquia (e Síria) há relativamente pouco tempo, foi há pouco mais de um ano e existe uma entrada na Wikipédia "Sismos da Turquia e Síria de 2023" sobre esse evento terrível, em que perderam a vida cerca de 60 000 pessoas, com 120 000 feridos, cabedo à Turquia 50 000 mortos e 107 000 feridos.

Em Portugal não temos tido recentemente catástrofes naturais desta dimensão, no último terramoto que afectou o Sul de Portugal em 28/Fev/1969, com magnitude de 7,8, houve uma morte causada directamente pelo terramoto e mais 11 mortes de forma indirecta,  o fenómeno acordou-me do meu sono profundo com a cama aos saltos e um ruído duma potência que eu nunca ouvira. No Algarve, em que o  sismo foi mais forte, algumas casas antigas sem estrutura de cimento armado ruíram, mas foram casos isolados.

Desde então considero que os prédios de Lisboa estavam bem construídos e que com o susto os que foram construídos a seguir deverão ter ficado ainda melhores.

 Por enquanto por cá só temos tido os terramotos políticos, provocados pelo Ministério Público, seguidos de algumas réplicas presidenciais.


1 comentário:

Ferreira de Almeida disse...

Nesta terra onde tudo se faz sem grande controlo nada me garante que os novos edifícios tenham sido edificados tendo em conta os efeitos dos sismos.
Lembras-te dos famosos "patos-bravos" que construíam sem licenças sobretudo nos arredores? Será que eles eram tão conscienciosos que levaram os fenómenos sísmicos em linha de conta?
A construção civil tem sido um negócio altamente lucrativo onde até os Judeus estão muito interessados.
Oxalá não tenhamos um sismo de grande amplitude...para não termos de falar acerca das suas consequências.