2024-02-05

Casacos de Guerrilheiros Hutis

 

Fui surpreendido por esta foto de alegados guerrilheiros Hutis, que vi no Morning Briefing do jornal New York Times de 5/Fev/2024 

 


com a legenda: "Houthi tribesmen near Sana, Yemen. Khaled Abdullah/Reuters"

 Percebo pouco de armas, o cano metálico seguro por um dos Hutis talvez seja um lançador de mísseis terra-ar e os canos apontados ao céu talvez sejam metralhadoras anti-aéreas, estão a usar um veículo produzido pela Toyota, tudo isto me parece normal num território há tanto tempo em guerra mais ou menos civil mas o que me surpreendeu mesmo foi o uso de casacos de corte clássico neste tipo de actividades.

De uma forma geral este tipo de roupa prende um pouco os movimentos, sendo práticas apenas pelo grande número de bolsos que possuem. Há muitos anos estes casacos tinham apenas uma racha central mas depois passaram a ter duas rachas laterais como os casacos da imagem. Os banqueiros costumam preferir a antracite, estes casacos a certa altura erem chamados "de fantasia" ou "de fim-de-semana", com uns quadriculados que quebravam a monotonia.

Actualmente este tipo de actividades no Ocidente requerem uma farda, normalmente mais funcional ou algo mais parecido com um fato-de-treino.

Serão yuppies que mudaram de ramo e usam agora o "Friday Casual Wear" neste tipo de actividades?

Ou a versão árabe do Bernard Henri-Lévi?


Sem comentários: