2023-12-31

Paciência de Chinês

 

Entre outras memórias da China os portugueses usam duas expressões características; "Negócio da China" para caracterizar um negócio muito lucrativo, provavelmente do tempo em que Macau era o porto comercial quase único por onde passava o comércio da China com a Europa e "Paciência de Chinês" para designar artesanato muito perfeito e muito trabalhoso.

Nesta última categoria cabem estes recipientes de vidro ocos em que o interior foi pintado com um pequeno pincel e muita paciência para evitar pinceladas fora do sítio, o da esquerda que comprei em Xangai, o da direita oferecido por uma delegação chinesa que visitou a REN e a quem fiz uma apresentação sobre actividades da empresa.

Ambos os recipientes eram antigamente destinados a guardar tabaco em pó, como outros frascos chineses que mostrei noutro post

 


O frasco da direita é um prisma cuja base é um triângulo rectângulo com ângulos agudos de 45º e estando a hipotenusa paralela ao plano do sensor da máquina fotográfica. As pinturas internas na parede do cilindro oco aparecem diectamente no centro da imagem do frasco e também reflectidas nas paredes internas, inclinadas a 45º, do prisma.

Rodando 180º à volta dum eixo vertical, o frasco da esquerda mostra outra pintura de grous e na imagem do frasco da direita aparece apenas o cilindro central pois as laterais estão a ser projectadas para as "traseiras" do frasco:

 


Para clarificar a geometria do frasco prismático mostro ainda outra perspectiva:

 


As três fotos acima foram tiradas com uma máquina reflex Olympus E-450. Ficaram muito mais escuras do que parecia à vista desarmada. Uso pouco esta máquina pois, ao contrário do telemóvel, não está sempre à mão. A ver se no próximo ano dedico algum tempo ao estudo desta máquina (talvez a única resolução para o ano que vem) cujo uso é muito mais difícil do que o telemóvel, que talvez não tenha tantas possibilidades mas que dá na maior parte das vezes uma imagem razoável como a que mostro a seguir do mesmo motivo:

 

Este será o último post do ano deste blogue, em que consegui igualar o número de posts do ano anterior que foram 70.

Desejo aos leitores um Ano Novo de 2024 muito feliz.


2023-12-30

Urinol em Bruxelas

 

Fotografei este equipamento urbano, algo insólito nos tempos que correm, nas traseiras da Bolsa em Bruxelas, na Rue du Midi, em 9/Abr/2014

Receei que já não existisse e fui verificar no Google Maps na Street View mas o edifício da Bolsa está em obras de grande conservação, rodeado por tapumes que impedem a vista.

Pesquisando Public WC toilet no Google Maps em Bruxelas acabei por ver sinalizados alguns Urinoirs, verifiquei um ao pé da Gare du Midi que era de um modelo parecido a este.

Em Lisboa, pesquisando Urinol na via pública no Google Maps, obtêm-se dois, um em Olivais Velho, outro em Marvila. São sítios recônditos, em comparação com este ao pé da Bolsa de Bruxelas.


Adenda: acabam de me informar que ainda existe outro urinol em Lisboa no Castelo de S.Jorge mas esse trata-se de uma "atracção turística", para turistas não-belgas adiantaria eu.

2023-12-28

Pompa Real


Quando em Outubro de 2019 guardei esta imagem da rainha do Reino Unido, lendo na Câmara dos Lordes o discurso escrito pelo primeiro-ministro num ambiente de tanta pompa



guardei a imagem para publicar num futuro post deste blogue mas não consegui desde então produzir um texto para comentar esta cerimónia. Porque se por um lado toda aquela pompa me parece uma mascarada de Carnaval, por outro lado o ritual recorda eventos ocorridos desde há centenas de anos que foram definindo o que é hoje o Reino Unido.

A rainha está acompanhada do filho Carlos porque o esposo estava na altura doente. Tem um manto que nunca mais acaba mas as damas de honor devem dar uma ajuda no transporte. Já a coroa é uma das mais leves certamente por causa da fragilidade da rainha, enquanto a coroa mais pesada fica em cima duma almofada sobre uma mesa. O príncipe vem com uma farda militar e uma data de medalhas, as senhoras mais importantes têm uma faixa azul em diagonal, os cavalheiros vestem uns casacos vermelho e ouro vistosos e as duas cadeiras de trono são rodeadas duns anjinhos dourados com asinhas e estão à frente de uma parede com vários baixo-relevos polícromos, com abundância de dourados e de leões e unicórnios. E os juízes com as suas cabeleiras postiças brancas.

Em 7/Nov/2023 ocorreu outra cerimónia, desta vez a abertura da 4ª sessão do 58º Parlamento do Reino Unido em que o leitor já era o rei Carlos III.

 


A esposa Camila já passou a rainha, ocupando uma cadeira melhor, e ambos os monarcas têm direito a um manto exagerado. O rei tem força suficiente para suportar uma coroa mais pesada e o manto real tapa as suas condecorações que aparentemente perderam importância.

A seguir uma panorâmica mais abrangente da Câmara dos Lordes

 

com legenda em inglês do que o rei está a ler

Em ambos os casos se nota do lado esquerdo das fotos a presença de convidados aparentemente estrangeiros, alguns usando na cabeça kéfiés árabes.

Eu não sinto necessidade dum ritual tão elaborado, lembrando-me a propósito dum texto do Oscar Wilde sobre a pompa real, que traduzi e apresentei noutro post sobre a igreja da Sagrada Família de Barcelona:
«
E o Camareiro dirigiu-se ao jovem Rei e disse, «Meu senhor suplico-te, põe de lado esses teus pensamentos negros e veste esta bela túnica e coloca esta coroa sobre a tua cabeça. Pois, como poderá o povo saber que tu és um rei, se não tens um traje de rei?»
...
Os nobres fizeram troça e alguns deles gritaram para o Rei, «Meu senhor, o povo aguarda pelo seu rei e tu mostras-lhes um mendigo», e outros indignados diziam, «Ele traz vergonha sobre o nosso estado, e não é digno de ser o nosso senhor».
»

O povo também mostrou pouco entusiasmo com esta alteração dos costumes:

«...
O povo ria e dizia, «É o louco do Rei quem cavalga», e gozavam com ele. O jovem Rei puxou pelas rédeas e retorquiu, «Não, pois eu sou o Rei». E contou-lhes os seus três sonhos.

E um homem saiu da multidão e falou amargamente para ele, dizendo, «senhor, não saberás tu que da luxúria do rico surge a vida do pobre? Somos educados pela tua pompa e os teus vícios dão-nos o pão. Trabalhar para o duro mestre é amargo, mas não ter mestre para quem trabalhar é ainda mais amargo.
Pensas tu que os corvos irão alimentar-nos? E que remédio tens tu para estas coisas? Irás dizer ao comprador, “Deverás comprar esta quantidade” e ao vendedor, ‘tu deverás vender a este preço?’ Não creio. Por isso, volta para o teu palácio e coloca em ti o bom linho vermelho. O que tens tu a ver connosco e com o que sofremos?»
«Não são o rico e o pobre irmãos?» Perguntou o jovem Rei.
«Sim», respondeu o homem, «e o nome do irmão rico é Caim».
Os olhos do jovem Rei encheram-se de lágrimas, e ele cavalgou através dos murmúrios do povo, enquanto o pequeno pagem amedrontado, o deixou.
»

O próprio bispo que o ia coroar disse-lhe entre outras coisas:

«...
mas digo-te que cavalgues de volta para o Palácio e alegra a sua cara, coloca as vestes próprias de um rei e com a coroa de ouro, te coroarei e o ceptro de pérola colocarei na tua mão. E quanto aos teus sonhos, não penses mais neles. O fardo deste mundo é demasiado grande para que um homem o carregue e a tristeza do mundo demasiado pesada para um coração sofrer.
»

A saída que o Oscar Wilde arranjou foi pôr os raios de sol a entrar pelos vitrais adentro, dando cores belas à roupa modesta e fazendo florir lírios e rosas vermelhas no bastão que o Rei levava, daí me lembrar desta história quando vejo raios luminosos a atravessar vitrais.

Resumindo, parece que a única alternativa àqueles programas conservadores, quer de governação quer de economia, acaba por ser um milagre, o que sabemos ser pouco frequente.

»



2023-12-27

Tartaruga de Vanuatu

 

Vanuatu é um arquipélago de 83 pequenas ilhas situadas no Pacífico Sul, com 300 000 habitantes numa superfície de 12 000 km2.

Povoado por melanésios foi colonizado em 1906 e administrado conjuntamente pela França e pelo Reino Unido, conhecido como Novas Hébridas durante 74 anos, sendo uma república desde a independência em 1980.

Mostro ao lado a sua posição no globo em imagem da Wikipédia.  

Não me lembro como cheguei a um artigo da revista Scientific American intitulado "An Ancient Art Form Topples Assumptions about Mathematics".

Falava nesse artigo de figuras que artistas de Vanuatu desenhavam na areia, marcando uma matriz de pontos previamente, iniciando o desenho colocando o dedo no ponto inicial e passando pela matriz de pontos num percurso Euleriano apenas levantando o dedo depois de passar por todos os pontos e chegar ao ponto inicial.

Gostei muito de ver este filme do artigo acima referido, mostrando como desenham uma tartaruga nessas ilhas dos mares do Sul.

 

 

Este artigo refere a existência de "etnomatemáticos" que se dedicam a estudar métodos matemáticos de civilizações sem descriçoes textuais dos algoritmos utilizados.

Vi ainda uma crítica do livro "Inventing the Mathematician".


Nota: não sabia como se inseriam vídeos num post sem conhecer o código "embed" que aparece sempre nos vídeos do Youtube. Afinal é fácil, construindo o <iframe> "à mão" se bem que ainda não domine completamente esta técnica. Por isso este post apareceu primeiro intitulado "Teste" e só depois se passou a chamar "Tartaruga de Vanuatu".


2023-12-25

Indesejável Persistência Histórica

 

Em 1966 num album de Simon & Garfunkel apareceu uma canção intitulada 7 O'clock News/Silent Night em que se fazia o contraste entre a canção tradicional de Natal "Silent Night" e o noticiário das 7 focado sobre a guerra da época no Vietnam. Agora, em vez do Vietnam temos a Ucrânia e Gaza


2023-12-21

 Feliz Natal e Bom Ano Novo de 2024

 

Desta vez acompanho os votos natalícios com o quadro "Natividade Mística" feito por Sandro Botticelli (1445-1510) no ano 1500.

Gostei da profusão de anjos a acompanhar o momentoso nascimento do menino Jesus em Belém, onde este ano, ao contrário de há mais de 2000 anos, não existe falta de quartos disponíveis nas estalagens da povoação, devido à guerra em curso que se está a prolongar muito mais do que seria razoável.

e de que mostro um detalhe do respectivo centro 


É um quadro que está na National Gallery em Londres de onde descarreguei estas imagens.

No mesno sítio tem uma breve descrição da imagem que passo a citar:

«

O menino Cristo estende a mão para a Virgem Maria, alheio aos seus visitantes – os Reis Magos à esquerda e os pastores à direita. A cúpula dourada do céu se abriu e é circundada por 12 anjos segurando ramos de oliveira entrelaçados com pergaminhos e pendurados com coroas. Em primeiro plano, três pares de anjos e homens se abraçam; entre seus pés, demônios correm em busca de abrigo no submundo através de fendas nas rochas.

»

Esta tradução foi feita integralmente pelo Google Tradutor e as alterações que eu faria resumem-se a diferenças entre opções mais comuns no português de Portugal ou do Brasil, assinaladas noutra côr:

«

O menino Cristo estende a mão para a Virgem Maria, alheio aos seus visitantes – os Reis Magos à esquerda e os pastores à direita. A cúpula dourada do céu abriu-se e está circundada por 12 anjos segurando ramos de oliveira entrelaçados com pergaminhos e pendurados com coroas. Em primeiro plano, três pares de anjos e homens abraçam-se; entre os seus pés, demónios correm em busca de abrigo no submundo através de fendas nas rochas.

»

A frase original em inglês era:

«

The infant Christ reaches up towards the Virgin Mary, oblivious of his visitors – the Three Kings on the left and the shepherds on the right. The golden dome of heaven has opened up and is circled by 12 angels holding olive branches entwined with scrolls and hung with crowns. In the foreground, three pairs of angels and men embrace; among their feet demons scuttle for shelter in the underworld through cracks in the rocks.

»

O Google Tradutor está cada vez melhor.



2023-12-19

Contradições de Israel em Gaza

 

Li agora na newsletter diária do jornal Expresso sobre a "Cidade Terrorista Subterrânea":

«

Israel garante ter descoberto o maior túnel de Gaza, com uma entrada de mais de três metros de diâmetro e largura suficiente, em algumas das suas ramificações, para permitir a circulação de um carro normal. No total, este túnel tem cerca de quatro quilómetros de comprimento e foi escavado a 50 metros de profundidade. “Este não é um túnel qualquer. É uma cidade. Uma cidade terrorista subterrânea", disse o porta-voz do exército israelita numa visita à Faixa de Gaza com alguns meios de comunicação. O túnel termina a cerca de 400 metros da passagem fronteiriça de Erez, e pode ter sido uma peça essencial no ataque de 7 de outubro

»

Existem tantas informações de ambas as partes da guerra de Gaza bem como de terceiras partes sobre a grande quantidade de túneis em Gaza construídas pelo Hamas, que considero esta descrição publicada no jornal Expresso baseada em declarações do exército israelita como altamente fiável.

Acentua contudo as minhas dúvidas sobre a necessidade que o Hamas teria de utilizar os hospitais de Gaza como pontos privilegiados de acesso a essa infraestrutura, até me parecem locais inconvenientes, por falta de discrição, pois são vizinhanças às quais é provável que acorrram multidões não só de feridos dos bombardeamentos e dos seus acompanhantes como ainda civis que tinham a ilusão que ao pé dos hospitais estariam mais protegidos das bombas israelitas.

Começo a ficar convencido que o bombardeamento dos hospitais é premeditado pelo exército israelita para criar condições de vida ainda mais difíceis para os civis vítimas dos bombardeamentos e suas famílias, pois me parece absurdo que sejam pontos notáveis da cidade subterrânea.

Quanto às milícias armadas do Hamas, elas terão tido as suas baixas sobretudo nos encontros com a infantaria israelita, no resto do tempo devem estar em segurança nos túneis e espaços da cidade subterrânea.




2023-12-15

Nova Resolução da Assembleia Geral da ONU de 12/Dez/2023


Foi aprovada nova Resolução da Assembleia Geral da ONU em 12/Dez/2023 propondo Trégua Humanitária em Gaza.

Esta reunião da assembleia surge na sequência do veto dos EUA à proposta, com o mesmo objectivo de obter uma trégua humanitária, submetida ao Conselho de Segurança em 8/Dez/2023.

Já houvera uma Resolução da mesma assembleia com o mesmo objectivo aprovada em 27/Out/2023 que relatei noutro post deste blogue.

Resultados das duas votações:

- em 27/Out/2023: A favor: 120, Contra: 14, Abstenção: 45

- em 12/Dez/2023: A favor: 153, Contra: 10, Abstenção: 23

 A soma dos votos é diferente porque foram diferentes os números de países que não votaram.

Segundo o mapa da votação que retirei deste sítio e que mostro a seguir,  desta vez votaram contra Áustria, Chéquia, Guatemala, Israel, Libéria, Micronésia, Nauru, Papua-Nova Guiné, Paraguai, E.U.A.

 


Na Europa e sua vizinhança mudaram de abstenção para a favor os países Albânia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Grécia, Islândia, Letónia, Macedónia do Norte, Polónia, Moldávia, São Marino, Sérvia e Eslováquia enquanto a Hungria mudou de contra para abstenção e a Croácia de contra para a favor.

Fiz uma actualização do mapa desta região em que os novos verdes e o novo amarelo têm tons ligeiramente diferentes dos iniciais

 



Depois usei este sítio ezgif.com para criar uma imagem .gif basculando entre as duas votações e assim ilustrando as diferenças

 


Israel vai ficando cada vez mais isolado.


 

Destruição do Ministério Público

 

Se, como diz a Procuradora Geral da República "há quem queira menorizar, descredibilizar ou destruir o Ministério Público" este deverá iniciar uma investigação sobre os suspeitos e deverá revelar publicamente os nomes dos suspeitos que está a investigar, para não correr o risco de ser acusado de os estar a proteger.


2023-12-10

EUA vetou proposta de Resolução do Conselho de Segurança da ONU

 

Na sequência de carta endereçada pelo Secretário-Geral da ONU António Guterres, convocando reunião do Conselho de Segurança da ONU, invocando pela primeira vez no seu mandato o artigo 99º da Carta da ONU, que lhe dá essa prerrogativa quando existem situações que ponham em perigo a Segurança e a Paz internacional, os Emiratos Àrabes Unidos apresentaram na reunião de 8/Dezembro/2023 uma Proposta de Resolução exigindo um cessar-fogo imediato da guerra de gaza a Istael e ao Hamas e a entrega de reféns.

A proposta era subscrita por mais 97 estados e teve o voto favorável de 13 dos 15 estados actualmente membros do Conselho,

- a abstenção do Reino Unido por a proposta não condenar a agressão terrorista do Hamas de 7/Out/2023 mas fazendo entre outras estas declarações: 

"The sheer scale of civilians killed in Gaza is shocking.
The fact that 80% of the population has been displaced cannot continue.
The UK supports Israel’s right to defend itself against Hamas, but Israel must be targeted and precise in its actions."

- o veto contra dos EUA pela omissão de condenação do 7/Out e por o cessar-fogo impedir o objectivo da destruição do Hamas, acompanhando estes motivos de "votos piedosos" de protecção dos civis de Gaza que qté agora não têm tido eficácia. Em inglês "votos piedosos" podem ser traduzidos por "lip service".

Noto que, a alegada interdição pelo Hamas do deslocamento dos civis em Gaza para as alegadas zonas seguras, não justifica a carnificina que se tem observado em Gaza, perante a declaração da embaixadora do Reino Unido do facto de 80% da população de Gaza estar deslocada.

Nesta notícia da circunspecta e tendencialmente neutra BBC "Bowen: US uses veto but pressure for Gaza ceasefire is building" surpreendeu-me esta frase: 

"The Israeli government detests the UN and they detest the secretary general. "

Até fui verificar em dicionários se "detest" seria um "falso amigo" mas não, significa mesmo "detestar".

 

2023-12-04

Humor tipo mal-entendido

 

Também se aplica à alegada Inteligência Artificial, talvez até seja uma nova fonte de inspiração, mesmo para quem está com o "bloqueamento da folha em branco", como nesta história de quadradinhos que não sei se chegou a ser a capa da New Yorker