2023-09-07

Melancolia

 

Num passeio solitário até ao fim do molhe da Praia da Rocha sentei-me encostado à torre do farol a ouvir e ver o mar-de-fora que chegava do Sul, sem vento forte a acompanhar.

Achei interessante esta composição com o mar tranquilo a nível macro, com uma esteira prateada do Sol sobre o mar no fim da tarde e com ondas contidas e frequentes que marulhavam nas pedras do fim do molhe, com um céu animado por nuvens e um barco à vela sobre o horizonte para humanizar o conjunto

Depois de fotografar surpreendeu-me que o telemóvel tivesse conseguido integrar tão bem a esteira de luz sem afectar o resto da fotografia e lembrei-me que recentemente pensara em usar o HDR (High Dynamic Range) no telemóvel sem conseguir descobrir como se acedia a essa técnica que referi neste post de 29/Maio/2020 sobre umas fotos tiradas uns dias antes.

Na sequência de busca sobre como voltar a usar o HDR constatei que no modelo iPhone SE que tenho desde Jan/2021 a opção "Smart HDR" é seleccionada por omissão, fazendo corresponder a fotografia melhor à nossa percepção, nomeadamente nas paisagens em que o céu contribui para grandes diferenças de luminosidade e mais ainda em esteiras de reflexos do Sol sobre o mar.

Diziam que usavam "Inteligência Artificial" para apurar se seria necessário usar a técnica de HDR e deixei a opção por omissão activa pois pareceu-me uma boa ideia facilitar o trabalho do fotógrafo amador como eu que não tem prática suficiente para usar de forma simples e eficaz as ferramentas disponíveis para ultrapassar as dificuldades colocadas por estes cenários com grandes diferenças de luminosidade.

Julgo aliás não ter fotografado algumas situações em que presumi, constato que erradamente,  que iriam ficar mal.

Mas voltando às imagens, o barco afinal não estava assim tão longe e passado poucos minutos já se podia ver com mais pormenor, tinha o nome de "Mar-me_quero", ainda não visível nesta foto

Entretanto deixei-me ficar mais algum tempo, contemplando o vai-e-vem da água do mar, moderadamente agitada por ondas contidas e frequentes



5 comentários:

João Brisson disse...

Nos iPhones podemos ligar e desligar o HDR na App no momento em que se tira a foto
Mais importante é a possibilidade de designar a área para medição da luz com um simples toque e a feature associada para regular a sub ou a sobre-exposição.

jj.amarante disse...

Vivendo e aprendendo...

Francisco Manuel Guerreiro Abecasis disse...

Ze Julio

Lindas fotografias. Estás um fotógrafo de 1ª água!

Francisco Abecasis

jj.amarante disse...

Obrigado Francisco, ainda bem que gostas!

Anónimo disse...

Fotos maravilhosas