2023-04-12

Caminho para o Céu

 

Na minha adolescência nos anos 60, quem estava na Praia da Rocha podia ir piquenicar à Praia dos 3 Irmãos pedalando numa bicicleta pesando 20 kg, sem mudanças nem bateria, sobre uma estrada de terra batida seguindo próxima à linha da costa, passando pela praia do Vau (à distãncia de 2km), num percurso que medi aproximadamente agora no Google Earth de 4,4km, a partir do (então Grande) Hotel da Rocha.

Nessa época a Torralta ainda não existia e a Praia dos 3 Irmãos era uma praia de acesso difícil, muitas vezes sem banhistas. Mas já nessa altura existia a vereda que se vê na rocha ao fundo desta imagem, um autêntico Caminho para o Céu, um desafio moderado para montanhistas principiantes, que tive o privilégio de percorrer para aceder à vista panorâmica do topo dessa rocha.

A presença de muito coberto vegetal ainda verde neste mês de Abril chamou-me a atenção para a presença da vereda, que se nota menos quando há mais amarelos durante o Verão.

 


Um dia destes ainda vou pintar com guache uma composição típica das aulas de Desenho do ensino secundário em que se desenhava um monte com uma vereda a serpentear pela encosta.

Mostro ainda a seguir um enquadramento mais amplo da foto do conjunto de rochas de onde retirei a imagem anterior, para facilitar uma eventual localização

 



 


3 comentários:

Anónimo disse...

Saudações artísticas das Maçãs, onde há paralelos com essa imagem👌🙌🎶

Maria Teresa Assis Pontes disse...

Olá Zé Júlio

A Praia dos 3 irmãos, é a do Caniço?

jj.amarante disse...

Os limites das praias podem ser difíceis de estabelecer. Do que tenho visto na net a praia dos 3 irmãos é a que está em frente do hotel Alvor, distinguindo-se do extenso areal da praia do Alvor por ser limitada pelo hotel referido e respectivas falésias. Ainda fazendo parte desta praia existe do lado esquerdo quem olha para o mar uma continuação do areal para outra praia onde está o restaurante Sol e Sombra, praia essa de onde parte a vereda que mostro na imagem. Depois dessa praia, tendo que passar por uns degraus incómodos cavados na rocha onde se formam engarrafamentos de peões no Verão, está a praia da Prainha onde está o restaurante Caniço. Esta praia, se bem que muito bonita e bastante frequentada, quase não tem áreas livres do perigo de derrocada pelo que no sítio do município de Portimão (https://www.cm-portimao.pt/menus/servicos/ambiente/praias-do-concelho) consta: "A Prainha em 2022 não foi identificada como água balnear nem qualificada como praia de banho (Portaria 141-A/2022 de 05 de maio), por questões de risco e segurança dos banhistas."