2023-03-15

Geografia do México


Uma boa parte das características de um povo é explicada pela geografia do território em que tem vivido, com o seu cortejo de dificuldades e de oportunidades.  

Numa passagem pelo YouTube vi anunciado um Video com o título “Why 82% of Mexico is Empty”. 

Tenho há muito tempo evitado visitar o México e acho que a minha antipatia começou nestes dois cromos do álbum das Maravilhas do Mundo, um falando dos Maias, outro dos Toltecas,
 



ambas as sociedades fazendo sacrifícios humanos desde tempos imemoriais e as que existiam, quando os espanhóis chegaram à América Central, ainda se entretinham a matar prisioneiros de guerra em sacrifícios alegadamente religiosos.

De cada vez que tomava conhecimento de mais algum pormenor da História dessa região, bem como das descrições das guerras já contemporâneas entre gangues da droga, retinha aqueles que reforçavam esta antipatia por uma sociedade de enorme violência.

Há alguns anos apercebi-me ainda da enorme distância entre Lisboa e a Cidade do México, quando num congresso em Paris uns mexicanos que disseram que além do voo Nova Iorque – Paris que demorara 8 horas ainda tinham tido o voo Cidade do  México – Nova Iorque que demorara 5 horas. Embora soubesse que o México estava no sudoeste dos Estados Unidos e que o Oeste do México estava por baixo da Califórnia, não tinha chegado a pensar no assunto.

Mas voltando ao video comecei a vê-lo e vi-o até ao fim (30 minutos), o que considerei notável, dada a minha falta de interesse pelo México. Tentando resumir, existe uma faixa super-fértil mais ou menos a meio do país num planalto com uma cadeia de vulcões activos que torna os vales imensamente férteis dada a abundância também de sol e de precipitação. Todo o país é muito montanhoso e os cursos de água existentes estão cheios de rápidos, sendo muito pouco navegáveis. As montanhas tornaram difíceis a construção quer de estradas quer de vias férreas, no Sul têm florestas tropicais que são também grandes obstáculos à instalação de vias de comunicação. As tecnologias modernas permitem ultrapassar mais facilmente estes obstáculos e a NAFTA (North American Free Trade Association) tem fixado bastante população no Norte, próximo do enorme mercado dos EUA.

O ritmo do narrador do vídeo criou-me uma sensação de “déjà vu” e recordei-me dum vídeo que mostrei neste post “Revisitando a Guerra na Ucrânia e suas origens“ com o título  “Russia's Catastrophic Oil & Gas Problem” e a frase-anúncio ”WHAT RUSSIA IS FIGHTING FOR”.

Ambos os vídeos tinham o mesmo logo, a silhueta de um moinho holandês, e trata-se da empresa “Real Life Lore”, tendencialmente unipessoal de Joseph Pisenti, um americano residente em Dallas com ascendência italiana, que não chegou a concluir o curso de Economia porque entrtanto teve imenso sucesso com os vídeos que publica no YouTube.

Não se trata portanto de uma instituição mas é uma perspectiva individual que considero muito interessante.

O Video sobre o México era este:




2 comentários:

Anónimo disse...

Mas não há cidades espalhadas por todo o território?

jj.amarante disse...

Há cidades espalhadas pelo território mas com muito menos habitantes do que a Cidade do México e faixa referida.