2021-10-23

Livros do Liceu

 

A propósito da referência no post anterior a um livro escolar da Seomara da Costa Primo, o António Blanco fez algumas considerações sobre os livros escolares que partilho parcialmente.

Partilho boa opinião sobre a maioria dos livros escolares em uso nos liceus nos anos 60 do século XX, achava na altura e agora que muitas das críticas se enquadravam nas "crónicas de escárnio e mal-dizer" tão frequentes em Portugal.

Mesmo assim, usá-los nos tempos que correm como manuais escolares não é viável, não só porque se descobriram imensas coisas na área das ciências naturais tais como Biologia, Geologia, Astronomia, etc. como, mesmo naquelas em que os conhecimentos de tão básicos pouco ou nada se alteraram como na Física e na Matemática, o recurso quer a novos métodos pedagógicos quer a novas ferramentas didácticas, quer ainda à existência de informação de boa qualidade na internet, mudam o que se espera dos livros didácticos de agora.

Como exemplo de novas aquisições da Ciência refiro um post deste blogue intitulado as "Galáxias e a Origem do Universo" onde constatei que no liceu me falaram de Nebulosas como astros no firmamento com aspecto de nuvens e ainda não de Galáxias como conjuntos de estrelas.

No que se chamavam antigamente as "Letras", Português, outras línguas e História, os significados das palavras foram-se alterando com o tempo, quando aprendi inglês nos anos 60 ensinaram-me que "Queer" classificava uma pessoa como excêntrica, afastada do centro no sentido de norma ou de maioria. Quando usei o adjectivo nos anos 80 em Inglaterra um inglês avisou-me que o significado da palavra se tinha alterado restringindo-se então a pessoas sexualmente excêntricas.

Quanto à História trata-se da perspectiva que cada sociedade, num dado tempo, tem do passado, mudando naturalmente quer com o conhecimento maior ou menor de cada época quer com os aspectos do passado que parecem mais relevantes no aqui e agora, pelo que periodicamente precisa de ser revisitada.

Na sequência deste texto tirei esta foto a uma prateleira onde guardo os livros do liceu, julgo que faltarão muito poucos

clique na imagem para aumentar


À frente destes livros estão normalmente os de aventuras que li na juventude que foram temporariamente removidos para tirar esta foto.



Sem comentários: