2021-10-31

Kaiseki, uma refeição japonesa sofisticada


Foi no princípio deste mês de Outubro que, numa newsletter da revista New Yorker, tomei conhecimento da palavra japonesa "Kaiseki", numa referência a um artigo da jornalista Helen Rosner, publicado numa edição dessa revista de Março de 2019,  sobre o restaurante Kaiseki em Los Angeles da americana de ascendência japonesa Niki Nakayama.

Gostei muito da fotografia desse artigo

Kaiseki, feito por Niki Nakayama, fotografado por Damon Casarez para a revista New Yorker

Nesse artigo conjecturam que a visita ao Japão em 1965 do chef Paul Bocuse e seu contacto com o kaiseki poderá tê-lo influenciado na criação da "Nouvelle Cuisine".

Além do artigo, onde falam da cozinha Kaiseki vi a entrada da Wikipédia em português  de onde transcrevo o texto inicial:

«

Kaiseki (懐石?) era, originalmente, uma refeição simples servida aos monges zen-budistas com chá, que mais tarde veio a se desenvolver na cerimônia do chá, recebendo, também, o nome de cha-kaiseki (茶懐石?). Mais atualmente, o prato se transformou em um sofisticando banquete consistindo de vários pratos servidos em diversas porções servidos em restaurantes, sendo chamado de kaiseki (会席, com o kanji diferente?) e também de kaiseki casual.
» 

e onde encontrei este pequeno-almoço tributário do conceito de cha-kaiseki

Por MichaelMaggs - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2870323


Já na entrada em inglês da Wikipédia encontrei outro exemplo de um kaiseki:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jisaku_Kaiseki_Ryori_01.jpg

Nas imagens da Wikipédia, acessíveis  pelos URLs que as acompanham, constam os conteúdos dos diversos componentes de cada um dos kaiseki.

 

 

 





Sem comentários: