2021-07-24

Incêndio no Algarve

 

No passado Sábado, dia 17/Julho, houve um grande incêndio no Algarve, que começou em Marmelete, concelho de Monchique, expandindo-se depois para Sul, afectando também o concelho de Portimão.

Afectando cerca de 600 hectares envolveu no combate 4 aviões, alguns helicópteros, 8 máquinas de arrasto e mais de 4 centenas de operacionais de várias instituições.

Tenho a sensação que tem havido menos incêndios este ano ou então os telejornais andam ocupados com o COVID e os milhões do PRR e têm falado menos neste tópico de Verão. É também provável que ataquem os incêndios mais depressa pelo que os estragos serão menores.

Mantive um jantar no restaurante Paraíso da Montanha, na estrada de Monchique para a Fóia, uma vez que o incêndio estava longe e a afastar-se da serra de Monchique.

Mesmo assim a coluna de fumo era impressionante, o Sol visto através do fumo tinha a cor laranja-avermelhada habitual mas sempre algo assustadora e ficámos à espera das cinzas nos terraços que não faltaram, embora em quantidade moderada pois o incêndio foi considerado extinto às 7 horas do dia 18/Julho.

Tirei esta foto à chegada ao restaurante com o fumo imenso


 

e a seguinte já de noite, sobressaindo as chamas lá longe


Adenda: li na separata "Postal" de 2021-07-23 do Expresso que a área ardida foi de 2100 hectares, 656 ha no concelho de Monchique e 1478 ha no de Portimão. Para comparar, no grande  incêndio na serra de Monchique em 2018 arderam quase 30 000 ha de floresta, demorando uma semana até ser extinto, enquanro este começou na tarde de sábado e foi extinto no domingo.


Sem comentários: