2021-05-10

Pegas Azuis na Prainha em Alvor

 

No Verão de 2019 escrevi um post quando fotografei uma ave que descobri tratar-se de uma Pega-azul, Cyanopica cooki conforme refere o sítio "Aves de Portugal". A ave tem o hábito de ficar muito pouco tempo em cada sítio onde poisa, provavelmente um resultado de selecção natural pois torna-se mais difícil ser presa de predador, costuma ser silenciosa e bastante solitária.

Foi por isso com bastante surpresa que no dia 12/Julho/2020, ao investigar a origem de grande barulho constatei um enorme número de pegas-azuis, muitas com o bico aberto emitindo sons estridentes, poisadas no mesmo ramo ou em ramos próximos, voando em grande agitação de um para outro poiso.

O evento foi suficientemente demorado para eu ir buscar uma Canon IXUS com zoom óptico de 12x e ainda chegar a tempo de tirar tantas fotografias que só agora consegui seleccionar 10 para mostrar neste post.

A ordem de apresentação não é cronológica, começo por introduzir um par de aves em ramos próximos

 
e depois 3 aves no mesmo ramo
 
e continuando a progressão, 4 aves na mesma árvore/arbusto

 na imagem seguinte não sei se a ave está a chegar ou vai partir

e nesta há uma que já chegou e outra que está a chegar


e na seguinte, talvez a mesma ave voltou a partir

e esta também

creio que se terá tornado evidente por esta altura o meu embasbacamento com instantâneos de aves a voar, como o de mais este doutra ave em pleno voo

e ainda desta com uma estranha sombra colorida no chão

 

finalizando com duas pegas azuis a voar no céu azul do Algarve



2 comentários:

Helena Araújo disse...

Bem sei como é viciante.
Gostei imenso da última foto.

J Ricardo disse...

Muito interessantes estas fotos das pegas azuis. No meu local do Algarve, no Sotavento, entre Tavira e Vila Real de Santo António, também aparecem estas aves, e bem assim mais para o interior, na Serra Algarvia. O que não é habitual é ver tantos destes animais juntos.