2021-05-28

Primavera instável

 

Das numerosas transformações nas plantas quando chega a Primavera uma das que aprecio é o nascimento de muitas folhas de um verde muito mais claro, quase amarelo, em algumas árvores que mantiveram folhas durante o inverno.

Um exemplo é o desta árvore nos Olivais, que fotografei de um andar mais alto, rodeada de outras plantas fazendo um conjunto harmonioso de vários tons

 

A foto é do passado mês de Abril, o tempo em Lisboa esteve instável, a figura humana solitária trás alguma melancolia.
 

No canto inferior direito está a árvore bicolor que já apresentei noutro post de Abril/2020, com tempo também chuvoso, em Abril águas mil, e que volto agora a mostrar
 


Ao contrário do que então eu julgava, as folhas verdes nesta planta não vão passar a vermelho escuro mantendo a árvore permanentemente com folhas de duas cores, trata-se provavelmente de uma enxertia. Talvez refira esta árvore no futuro.

Regressando à arvore principal da primeira imagem, tirei ainda outra foto uns dias mais tarde, com a tomada de vista desta vez de baixo para cima:

Adenda: pedi ajuda aos autores do blogue Dias com Árvores que identificaram esta árvore como sendo uma Gleditsia Triacanthos.

Sem comentários: