2020-03-12

Estatísticas do Coronavírus


Tenho consultado com frequência este sítio do "Worldometers" referente à pandemia do Coronavírus de que mostro o topo da tabela principal:


Embora já me tenha queixado do conceito de "país" nestas estatísticas em que aparecem entidades com dimensões muito diferentes, mesmo assim têm algum interesse.

Esta tabela tem a propriedade interessante de ser possível ordenar as linhas pelo valor existente numa dada coluna. a imagem que apresento e que é a inicial está ordenada por ordem decrescente do número total de casos detectados e segundo esse critério a China ocupa o 1º lugar.

Mas se ordenarmos por ordem decrescente do número de casos detectados por milhão de habitantes, o 1º lugar passa a pertencer à Itália.

Uma pessoa não deve ignorar que existem mundos de conceitos por trás de cada número e, por exemplo, o número total de mortes na Itália deve seguir critérios diferentes dos seguidos pelos outros países.

Dizem que a tabela é refrescada à medida que as ocorrências são relatadas (talvez à OMS-Organização Mundial de Saúde) mas no caso de Portugal e provavelmente de outros países é feita actualmente apenas uma comunicação diária, para evitar repetição de casos. A de Porugal é feita às 10 da  manhã e corresponde ao período das 24 horas anteriores. Outros países seguirão critérios diferentes e não comunicam todos à mesma hora. Presumo que a tabela esteja o mais completa possível às 23:59 de cada dia.

Para alguns países existem histórias da evolução do nº de casos ao longo do tempo.


Sem comentários: