2019-10-26

Tipos de cortesia


O jornal Expresso tem trazido uma pequena colecção de 4 "livros de auto-ajuda"  produzidos pela "School of Life" uma instituição criada por Alain de Botton. No 3º da série escrito por Philippa Perry e intitulado "Como manter a sanidade mental" (How to Stay Sane) tem um pequeno apontamento sobre diferenças nas regras da cortesia.

Diz a autora (na página 53) que em países densamente povoados como o Reino Unido ou o Japão existe a tendência para a "cortesia negativa" em que as pessoas têm consciência da necessidade de privacidade dos outros e do seu desejo de não a verem invadida. O que parece uma frieza é afinal uma cortesia.

Nos países em que há mais espaço livre como nos EUA (talvez isto não se aplique às grandes cidades) predomina a "cortesia positiva" favorecendo a inclusão e a abertura.

Lembrei-me a propósito destas duas fotos que tirei no Japão, que mostrei em post anterior "comer sózinho", cuja estranheza (para um português) poderá ser explicada pela necessidade de privacidade de japoneses em áreas superpovoadas



Sem comentários: