2019-10-01

Velocidade de transmissão de informação e cabos domésticos


Tive acesso à Internet em casa desde Maio/1998 através dum Zoom Fax Modem com velocidade de 33.6kbit/s e disponibilizada por um pacote NETPAC da Portugal Telecom.

Na altura coloquei uma calha desde o sítio onde tenho o PC até à tomada do telefone, foi preciso um cabo com 15 metros pois o trajecto quase nunca é em linha recta.

Em 2003 já tinha uma ligação ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) com um “Alcatel Speed Touch USB 330 Modem” e um novo contrato com a PT. Diz na Wikipédia que este aparelho podia ir até 7Mbit/s nos downloads e 1 Mbit/s nos uploads. Não me lembro das velocidades típicas do serviço, os valores acima eram majorantes impostos pelo equipamento.

Nessa altura já se dizia que as velocidades de acesso à internet podiam ser enganadoras dado que os servidores que continham os diversos domínios podiam não conseguir responder com a velocidade máxima da ligação à Internet do assinante.

Por curiosidade estive agora a verificar que tenho e-mails apenas a partir de 2005, é posssível que  tivesse alguns anteriores mas deviam ser poucos.

Quando chegou a fibra óptica ao meu prédio nos Olivais Sul em Jul/2009 subscrevi o serviço, mas preferi usar a Wi-Fi disponibilizada no router (que tinha para o PC fixo uma performance  de cerca de 10Mbit/s ) do que passar um cabo Ethernet com 30metros do PC até ao router em substituição do cabo de 4 condutores com 15m para a ADSL que ia do PC até à tomada do telefone fixo.

Um PC portátil ao lado do fixo consegue cerca de 20Mbit/s e em locais próximos do router (distância de 1 metro) chegou aos 50Mbit/s. Daqui é fácil concluir que o problema da baixa velocidade estava no PC fixo e não no router do operador de telecomunicações

Entretanto constatei que por vezes a velocidade do Wi-Fi descia a valores exasperantes, do género 100kbit/s, que presumo devidas a problemas do operador, mas estas ocorrências raras aumentaram a minha vontade de migrar para uma ligação Ethernet.

Andei hesitante em comprar um TP-link, aparelhos que usam a rede de fios eléctricos duma casa para transmitir sinais de uma rede ethernet. Coloca-se um aparelho TP-link ligado a a uma tomada de 220V ao pé do router e outro aparelho TP-link a outra tomada eléctrica ao pé do PC e ligam-se o PC ao TP-link próximo com um cabo ethernet e o router ao TP-link próximo dele com outro cabo ethernet.

Embora tenha tido boas referências do TP-link, numa conversa que tive sobre estes equipamentos disseram-me a certa altura que o aparelho se tinha avariado, ilustrando a vantagem de um cabo simples que tem uma fiabilidade mais elevada.

Da informação que consultei na Internet constatei que os cabos CAT5 (Categoria 5) com 4 pares de condutores entrançados são adequados para ligações Ethernet até 100metros, funcionando bem com velocidades de 100Mbit/s e mesmo mais, tendo também constatado que eram muito mais flexíveis do que os cabos que eu vira utilizar em algumas aplicações profissionais, conseguindo passar pelos cantos apertados das calhas que eu instalara alguns anos atrás.

A instalação de cabos pelos operadores de telecomunicações em casas impreparadas para o efeito é feita usando pistolas de cola quente. Quando um dos cabos deixa de ser necessário costuma ser abandonado no local, normalmente junto a um rodapé. Desta vez retirei o cabo coaxial que servira para a TVCabo e que deixara de ser usado e coloquei
- o cabo de fibra óptica;
- o cabo do router (passando por caixinha) até ao telefone fixo;
- o novo cabo para ligação Ethernet
numa calha com capacidade para estes 3 cabos, ficando a pensar que deveria ter usado uma calha ligeiramente maior, para algum novo cabo que venha a ser necessário.

Existem cabos Ethernet com as fichas de 8 terminais já ligadas para comprimentos de vários metros, de 10 e de 20m. Comprimentos maiores talvez só por encomenda e no meu caso o cabo teria que passar por um orifício sendo preferível colocar a ficha após a passagem por esse orifício para manter este com dimensão pequena.

A ligação de um cabo Ethernet a uma ficha RJ45 é fácil para quem tem prática. No meu caso falhei duas ligações antes da primeira ligação bem sucedida. É necessário dispor de um alicate para esmagar os contactos da ficha nos condutores previamente colocados lado-a-lado numa ordem pré-determinada, no meu caso usei a T568B.

Este filme do YouTube (Cat RJ45 easy Technique) foi essencial para eu conseguir que os 8 condutores ficassem bem planos e bem paralelos, de forma a que cada um entrasse no orifício que lhe estava destinado na ficha RJ45.




Ao fim de algum tempo e depois de algumas deslocações de mobiliário seguidas da devida reposição consegui uma ligação Ethernet directa entre o router e o PC fixo que no teste da FCCN deu cerca de 90 Mbit/s quer no download quer no upload.

Notei que nalguns sítios a informação parecia chegar mais depressa e certamente o tempo de  transmissão de ficheiros vai ser bastante menor.


Adenda: não costumava ver  programas da TV no PC entre outras razões porque me cansava das pausas frequentes que ocorriam. Constato agora que com os 90 Mbit/s em vez dos 10 Mbit/s anteriores estas transmissões fluem muito melhor.

Sem comentários: