2024-05-10

Identificar um navio ao longe, os hidrocarbonetos fósseis e a manutenção

 

Em Setembro de 2023 numa “manhã” (eram duas da tarde) com alguma neblina vi da Praia da Rocha no mar, lá ao longe na linha do horizonte, uma silhueta que me fez pensar numa plataforma de prospecção de petróleo e gás natural.

Não tenho seguido com detalhe as peripécias da prospecção de hidrocarbonetos fósseis na Costa Algarvia ou na Costa Vicentina, tenho a sensação que se as probabilidades de encontrar algo fossem elevadas já teriam existido tentativas há mais tempo nesses locais. Mas a existência de prospecção indica que a probabilidade de encontrar hidrocarbonetos não é desprezável.

Tenho ideia também da existência de resistências de movimentos ecologistas contra a procura de mais jazigos de petróleo, muitas vezes seguindo o lema "not in my backyard", mesmo neste caso em que as torres de extracção não estariam no quintal das traseiras mas fora da vista dos banhistas nas nossas praias.

Embora seja possível que no futuro se encontre forma de armazenar energia em baterias, para continuarmos a ter electricidade disponível em noites sem vento considero prudente manter disponíveis centrais térmicas de ciclo combinado usando gás natural, centrais que têm um rendimento maior do que 60%, aproximadamente o dobro das centrais clássicas a carvão, sendo uma tecnologia inovadora mas madura, com baixo custo de investimento e baixa probabilidade de atrasos na construção, um custo marginal elevado mas aceitável para backup de sistemas eléctricos predominantemente com produção renovável.

Os combustíveis fósseis deixarão de ser usados na produção de energia eléctrica e nos transportes mas continuarão a ter alguma procura na produção de derivados do petróleo que irão a seu tempo passar a ser produzidos usando outras matérias primas ou sobretudo reciclando os materiais existentes, pelo que me pareceria positivo encontrar hidrocarbonetos economicamente interessantes na costa de Portugal.

Na fotografia que tirei em 2023-09-16 14:05 parecia ver-se uma plataforma petrolífera lá longe
 



reduzindo o enquadramento faz-se um zoom que reduz a incerteza
 


podendo-se ainda, controlando o “Tone Map”, tornar a imagem mais legível
 


Ao mostrar a imgem a um amigo ele falou-me da existência de aplicações disponíveis para telemóvel, como por exemplo a Findship, que mostra num mapa-mundi a posição de uma quantidade enorme de navios que, com um clique sobre o ícone que o representa, revela um conjunto de informações tais como o nome do navio, o porto de onde vem e o destino da viagem.

Neste caso foi possivel ver nessa aplicação que se tratava do rebocador Sparfell, que reboca e também abastece plataformas “Offshore”. O destino da viagem era para uma zona marítima de Espanha.
Passado algum tempo, já em casa, consultei no PC o sítio do VesselFinder e tirei o snapshot seguinte em 2023-09-16 19:33 como se constata no canto inferior direito da imagem.
 


Tratava-se do rebocador “Sparfell Vessel” com descrição mais detalhada no VesselFinder.


Passados poucos anos depois da minha entrada na EDP em 1976, tomei conhecimento que um colega chamado Rainho, que presumo trabalhava no Centro de Cálculo que depois originou a Edinfor, estava envolvido no desenvolvimento ou acompanhamento da instalação dum sistema informático moderno e poderoso, que mostraria em tempo real a localização de todos os navios, incluindo barcos de pesca, que navegassem na zona marítima portuguesa, usando as coordenadas GPS (Global Positioning System) sistema de satélites cujo primeiro lançamento ocorreu em 22/Fev/1978. O sistema teve um sucesso extraordinário continuando a funcionar e tendo tido outros sucessores.

Não faço ideia de onde estará o primeiro sistema instalado que referi acima, constato que boa parte da informação disponível nessa altura numa sala de grande importância está agora disponível a qualquer telemóvel ou PC com acesso à  internet.

É extraordinário este progresso!!!


Nota final:
Há umas semanas avariou-se o motor eléctrico do limpa pára-brisas do lado direito do meu automóvel, em bom estado de conservação desde que o adquiri em 2010. Numa oficina disseram-me que esse motor não era reparável, que não existia esse motor em stock, que para encomendar um novo teria que pagar adiantado trezentos e tal euros, costumando o prazo de entrega ser de duas ou três semanas mas que o fornecedor não dava previsão de data de entrega. Após mais de 3 semanas ainda não têm previsão da data de entrega desse pequeno motor eléctrico enquanto no VesselFinder podemos conhecer a previsão do local e da data de chegada dos milhares de navios em trânsito no planeta!

Espera-nos um longo caminho na melhoria da manutenção das máquinas existentes!

Nem de propósito, acabo de receber da Ordem dos Engenheiros notícia da realização de um Seminário com o tema: “Qualidade da prestação de serviços de manutenção: um novo paradigma”.


2 comentários:

Anónimo disse...

Daqui a pouco enviarei uma foto mais precisa da plataforma obtida com uma objectiva de 1200mm equivalentes

João Brisson disse...

Por favor, cuidado com essa linguagem!
Não há coordenadas GPS, há coordenadas geográficas
GPS é o sistema de satélites de posicionamento lançados e controlados pelos EUA
As coordenadas são geográficas e, normalmente, expressas no referencial do geoide definido pelo sistema de coordenadas WGS84