2024-01-29

Consumos Domésticos de Electricidade

 

A e-redes, companhia do grupo EDP que gere as redes eléctricas de baixa, média e alta tensão de Portugal num regime semelhante ao da REN para a rede eléctrica de muito alta tensão sendo actividades fortemente reguladas pela ERSE, tem vindo a instalar contadores de electricidade digitais em substituição dos antigos contadores analógicos também nos consumidores domésticos.

A operação tem sido demorada e a leitura dos novos contadores para os leigos será um pouco mais complicada do que com os contadores anteriormente instalados mas entre outras vantagens destaco três:

 - estes novos contadores podem distinguir entre 3 períodos de facturação, podendo o consumidor optar entre tarifação única ou "tri-horária", sem necessidade de instalação dum contador especial como quando antigamente se optava por tarifa bi-horária;

- a leitura da contagem pode agora ser feita remotamente pela e-redes, presumo que o aparelho tem possibilidade de comunicar com o posto de transformação mais próximo usando os próprios fios condutores de electricidade como suporte para essa comunicação. O consumidor deixou assim de ter vantagem em enviar as leituras do seu contador para evitar as estimativas muito afastadas da realidade que ocorriam com frequência nos meses em que a e-redes não fazia leituras no local de consumo:

- ao fim de algum tempo (talvez semanas) após a instalação do contador digital a e-redes envia um e-mail ao consumidor informando-o que as leituras feitas cada 15 minutos no seu contador podem ser descarregadas no "Balcão Digital da e-redes na internet"

Para ver histórico de consumos:

1) Entrar no sítio: https://balcaodigital.e-redes.pt/home
2) Fazer login como cliente particular
3) Seleccionar: Os meus locais (Leituras, Contadores, consumos e potências, produção de energia e
4) Seleccionar: Produção, consumos e potências
5) Seleccionar: Consultar histórico
6) Seleccionar: Local que pretende consultar 

Aparecerá esta imagem:

Clicando no sítio indicado na imagem por uma seta vermelha poderá seleccionar o mês desejado, eventualmente dum ano anterior. Em Janeiro deste ano consegui aceder a todos os meses de 2023, não sei quanta história ficará disponível no futuro.
 

Os dados são disponibilizados por mês, o sítio mostra um gráfico desses valores, neste caso de Abril/2023

 



 e existe a opção de descarregá-los para uma folha Excel, como se constata no topo direito. Por exemplo para Abril/2023  temos um conjunto de 30dias x 24horas x 4valores/hora totalizando 2880 valores de potência média consumida em cada um dos períodos de 15 minutos.

Os dados são disponibilizados com este aspecto:

 

Acho interessante esta fartura de informação para eventuais necessidades futuras mas actualmente estou mais interessado no consumo anual, mensal, diário e horário pelo que construí uma folha Excel com esse propósito.

Existem também aplicações disponíveis na net para ver esta informação.


2 comentários:

JMiguel disse...

Há mais uma funcionalidade que considero muito útil para o consumidor: o contador indica a Potência Activa Máxima e o dia e hora da ocorrência do máximo mensal ( convém fazer a leitura perto do final do mês para ser mais significativa)

jj.amarante disse...

Obrigado pela informação JMiguel, de facto carregando no botão do contador duas vezes em sucessão rápida ele muda do modo auto-scroll para o modo manual em que que aparecem mais items, designadamente
Potência Ativa Máxima 1.6.10
Data/Hora da Potência Ativa Máxima 1.6.10
conforme refere no ANEXO H dum manual .pdf a que cheguei googlando DEF-C44-506/N, a palavra mágica na página que me enviaste desse manual
Passado cerca de 1 minuto o contador regressa ao modo autoscroll.
Faço notar contudo que não se trata duma verdadeira potência instantãnea mas da potência média observada num dos 4 períodos de 15 minutos em que a hora é dividida pelo contador. Este valor está portanto disponível nos valores históricos, conforme tive oportunidade de verificar.