2022-10-03

Taking Back Control_2 (after Brexit)

 
Boris Johnson recuperou o controlo (com algumas dificuldades) depois do Brexit, sendo há pouco tempo sucedido pela primeira-ministra Liz Truss que nomeou para ministro das finanças Kwasi Kwarteng, ambos na imagem seguinte.

 



Liz Truss é admiradora das políticas (e do guarda-roupa) de Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, e Kwasi Kwarteng será admirador das políticas do ministro homólogo do governo de Ronald Reagan, presidente dos E.U.A. de 1981 a 1989.

Publicaram a intenção de um corte dos impostos, maior para os mais ricos e um grande aumento da dívida pública, pensando assim repetir no Reino Unido as medidas económicas de Reagan de há 40 anos nos EUA.  As medidas foram referidas pelo termo “Trussonomics”, derivado do termo “Reaganomics” usado nos anos 80.

O Reino Unido não é a Federação Norte-Americana, que parece “ter licença” para contrair dívidas em função do PIB que os outros países, como por exemplo Portugal e o Reino Unido não têm. As medidas foram assim censuradas pelo FMI, pela agency Moody’s e até pelo ministro liberal alemão Christian Linder. No jornal Expresso até o próprio Ricardo Reis as censurou.

Hoje quando acordei vi nas “Breaking News” da BBC, que às 07:45 “UK’s chancellor confirms he will no longer abolish top rate of income tax after widespread opposition”.

Afinal, recuperar o controlo não é tão fácil como julgaram, neste mundo globalizado o Reino Unido já não é a sede do maior império do planeta.


1 comentário:

JMiguel disse...

Parece que há Ministros das Finanças ainda mais desastrados que o Medina.