2022-09-30

A Militarização dos Fatos

 

Não é dos factos é mesmo dos fatos, foi o que me ocorreu quando vi esta cerimónia na China, no dia dos Mártires, que se comemora no dia 30/Setembro de cada ano, como homenagem aos chineses que morreram lutando pelo estabelecimento da República Popular da China, que foi proclamada no dia 1 de Outubro de 1949.

Este dia do Mártires é assim na véspera do Dia Nacional da China, comemorado em 1 de Outubro.

Esta foto que obtive no sítio da CGTN (China Global Television Network) impressionou-me pela simetria rigorosa e pelo facto de existirem homens vestidos com fato dispostos numa formatura que costumo ver apenas em paradas militares, se bem que agora me recordo que estas formaturas também são frequentes em algumas manifestações desportivas. 

 


À frente dos homens de fato julgo estar Xi Jinping, no vértice de um V que faz lembrar uma formação de aviões em festival aéreo.

Alem da simetria e da ordem nota-se o gigantismo do vaso com representações aumentadas de flores. 

Os ideogramas do vaso que seleccionei foram traduzidos pelo Google Tradutor como "Abençoe a pátria"

Gostaria que o Umberto Eco fosse vivo para analisar de forma muito mais completa toda a simbologia desta cerimónia.

Noto que o céu de Pequim ainda não está azul, perdendo-se rapidamente a nitidez com a distância. Diminuir muito a poluição deverá ser a grande tarefa da China nos próximos anos.


Depois da tropa, a única vez em que fiz parte duma formatura foi em Kyoto, antes duma visita turística ao palácio imperial, os seguranças queriam certificar-se que nos contavam bem. Não gostei da experiência que documentei com duas fotos:




Sem comentários: