Ofereceram-me há bastantes anos um tabuleiro de madeira com areia, 3 pedras e um ancinho, com "dentes" de madeira, para poder fazer uns jardins Zen sem precisar de ir à praia.
Depois de algumas experiências iniciais o tabuleiro tem estado resguardado devido às visitas de netos muito jovens, atraídos pela areia e consequente passagem de partes da mesma para fora do tabuleiro.
De vez em quando o tabuleiro volta a estar visível e ontem (14/Jan/2022) fiz estes desenhos que me agradaram
Em Abril/2008, pouco depois de ter iniciado este blogue (em Mar/2008), mostrei outra configuração que fizera no mesmo tabuleiro com a ajuda de um compasso e fotografara em Out/2004, que volto a mostrar aqui
Estes círculos sobre areia foram certamente inspirados pelos círculos que surgem em superfícies aquáticas como na imagem seguinte duma piscina tocada por andorinhas, em voos tendencialmente rasantes mas pontualmente tangentes, que mostrei noutro post antigo e volto a mostrar aqui
E claro que também influenciado por jardins Zen como este
situado em Ryoan-ji-Garden em Kyoto no Japão, cuja foto fui buscar à Wikipédia
1 comentário:
Estão muito giras as construções dos jardins zen. Não só ajudam a descontrair quem os elabora, como fazem pensar no "isto está tudo ligado".
Enviar um comentário