![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtvtWf01adYwG4nddoW0yN75T-sMi6f-mimz91xTi0JTLt3Tf01NUN_Bwkiz9tTujEBYz3-nV7BmSGJE82eYh8u6Cox_KTSYAn8hUhYRhT9xeDfP94Y7SpFnCXX6RgqHHVI_MswAc45eND/s800/Hiroshige_-_Evening_Shower_at_Atake_and_the_Great_Bridge_85%2525.jpg)
Longe de ter esgotado a vasta obra dele, apeteceu-me desta vez mudar de artista, para o também muito famoso Hiroshige que nasceu quando Hokusai já tinha 37 anos e que se supõe que tenha sido bastante influenciado pelas obras deste artista.
Ambos fizeram parte da escola Ukiyo-e, que usava blocos de madeira para a impressão de gravuras, aumentando assim a possibilidade de mais gente ter acesso a uma mesma obra de arte.
A que está aqui ao lado tem o título "Chuva sobre Atake e a Grande Ponte", fui buscá-la à Wikimedia Commons, onde continuam a ter das melhores reproduções digitais da internet. A versão que mostro aqui é dum ficheiro .jpeg com uma compressão um pouco maior do que a da Wikimedia.
As pontes mais comuns são sítios maus para se ser apanhado por um aguaceiro, não há nenhuma construção onde uma pessoa se possa abrigar.
Nestas gravuras japonesas vê-se muita gente com as pernas sem roupa, os texteis não foram sempre baratos, como é agora o caso.
As gravuras japonesas influenciaram muito os pintores europeus do fim do século XIX, Van Gogh pintou mesmo um quadro que é uma cópia desta gravura de Hiroshige, a casa de Monet em Giverny tem muitas estampas japonesas decorando as suas paredes.
Além de ser uma imagem muito famosa adequa-se ao mau tempo que tem prevalecido neste final de Dezembro, muito típico do Inverno.
Como além da chuva temos tido vento e as árvores ficaram finalmente com muito poucas folhas achei que a gravura que se segue, também de Hiroshige, se adequava à data, se bem que a Lua actualmente não esteja cheia mas em quarto minguante.
Vi pela primeira vez esta gravura no site do Jardim Botânico de Chicago onde informam que estão a podar algumas árvores da secção japonesa desse jardim para ficarem parecidas a estas!
Nunca me tinha passado quela cabeça que os jardineiros usassem quadros como fonte de inspiração mas acaba por ser natural que a interacção se faça nos dois sentidos, dos jardins para os quadros e dos quadros para os jardins!
A imagem chama-se "Lua cheia em Seba na estrada de Kisokaido", fazendo parte da série "69 estações do Kisokaido" e fui buscá-la também à Wikimedia Commons. Desta vez reenquadrei e preenchi os cantos com a côr horizontalmente adjacente para evitar o enquadramento cinzento claro de cantos arredondados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnVF-OeeS19LOcWhTayb_-N99mGgR5tN41uJD1uJHhDG-lwl_SPkK-I3jF_3pw9JPPA9V8GC3kfdlBH1JCrfNQWwkyGI2jQzM9uatk-rA3O36XPC5T9SLIJLcCQnzQ5hvwjWvYOXlUGbKi/s800/Kisokaido31_Seba_a.jpg)
Feliz Ano Novo de 2014!
1 comentário:
Obrigado. Essas pinturas de Hiroshige me fazem viajar. Contemplar uma obra tão pura e cheia de vida. Que fala para além dos olhos, mas da alma.
Enviar um comentário