2014-01-03

Claude Monet (1840 - 1926), pintor e jardineiro e pintor outra vez


Os quadros japoneses influenciaram os pintores europeus, como referimos no último post a propósito da cópia que Van Gogh fez da estampa de Hiroshige mostrando a grande ponte de Atake sob um forte aguaceiro.

Esses quadros também influenciam os jardineiros, como referi ainda nesse post, que fazem a poda de salgueiros na secção japonesa do jardim botânico de Chicago, para os tornar mais parecidos aos desenhados por Hiroshige noutra estampa com o título "Lua cheia em Seba na estrada de Kisokaido"

O pintor Claude Monet gostou muito da forma das pontes japonesas em que o tabuleiro é o próprio arco da ponte e achou que ficaria bem uma construção com essa forma no jardim que construiu na sua casa em Giverny, a cerca de 70km de Paris. Depois naturalmente pintou-a:




Acho muito interessante esta interacção nos dois sentidos entre jardineiros e pintores, um jardineiro vê um quadro e altera o seu jardim inspirado por uma imagem que poderá influenciar outro pintor a construir um jardim para depois poder pintá-lo mais à vontade, construindo a paisagem de forma a que fique bem na pintura!

Pode até ter acontecido, dado que se trata duma ponte sobre um lago num jardim, que o próprio lago deva a sua existência ao desejo que Monet teve de ter uma ponte "japonesa".

Ao encher o lago de nenúfares para depois os pintar, Monet realizou uma série de quadros de uma enorme beleza, construindo na pintura também uma "ponte" entre o figurativo e o abstracto. Termino com um desses quadros sobre nenúfares. Ambas as imagens são da Wikimedia Commons.



Sem comentários: