2011-04-08

Colapso

Não, ainda não é o colapso de Portugal de que vou falar neste post mas do livro “Collapse: How societies choose to fail or survive”. Encontrei o livro na Loja da História Natural, uma simpática loja recomendada pelo maradona, ao pé da Rua da Escola Politécnica e comprei-o dado que tinha gostado muito doutro livro do mesmo autor, o “Guns, Germs and Steel”.

O livro fala sobre o colapso de muitas sociedades de pequena e média dimensão, alegando o autor que estas sociedades são exemplos mais fáceis de estudar e de perceber as razões do sucesso ou do fracasso, enquanto a queda do império romano é um tema tão complexo que, embora interessante, é quase impossível  dele tirar conclusões.

O autor refere as sociedades do estado de Montana, da ilha de Páscoa, das ilhas de Pitcairn e Henderson, dos Anasazi, dos Maias, da colonização Viking da Gronelândia, do genocídio recente no Ruanda, da ilha partilhada pelo Haiti e pela República Dominicana, da China e da Austrália, finalizando com um resumo das lições práticas que todos estes exemplos nos dão, os papéis que podem ser desempenhados pelas grandes empresas e as razões para por um lado estar preocupado e por outro para ter esperança no futuro.

No meio desta novela sem fim de pedirmos ou não uma intervenção externa na nossa economia, temos uma tendência fortíssima para nos esquecermos da finitude dos recursos do planeta em que vivemos e da enorme dificuldade em garantir a todos os seus habitantes um estilo de vida semelhante ao que existe no ocidente e que tão promovido é pelas agências de publicidade.

Na primeira crise do petróleo em 1973, o presidente da Comissão Europeia Sicco Mansholt, influenciado pelo Clube de Roma, falou muito no crescimento zero, designadamente na necessidade de por um termo no crescimento contínuo do consumo de produtos não renováveis. O crescimento do bem-estar das sociedades tem que se basear no crescimento dos serviços e não no consumo dos recursos finitos existentes.

Este livro do Jared Diamond dá uma ideia da situação actual que me pareceu tender para o lado da grande preocupação, mas a exposição é muito clara e convincente, à parte um ou outro pormenor em que cada leitor encontra a sua discordância do autor. Recomendo.

Nestes tempos da internet é tudo mais fácil: aqui está o endereço da apresentação do tema do livro que o próprio Jared fez no TED.

Sem comentários: