2011-12-31

Alvorada em Isawa na província Kai

É a quarta vez que publico uma estampa de Katsushika Hokusai no último dia do ano. Não é uma tradição muito antiga mas continua a parecer-me boa, existe uma grande quantidade de imagens de grande beleza e tenho assim resolvido o problema da escolha do tema para este dia especial. Já a qualidade do texto que a acompanha poderá sofrer maiores variações.

Para este ano escolhi a imagem representando a "Alvorada em Isawa na provícia Kai"



Nesta alvorada a paisagem está envolta na neblina matinal mas não é de esperar que apareça o D.Sebastião. O mais parecido que talvez se tenha arranjado em Portugal para diversificar no presente a nossa dependência externa são uns Capitalistas de Estado, asiáticos como os japoneses, mas vivendo um pouco mais a Ocidente.

Os viajantes começam as viagens cedo, quer para aproveitar a luz do dia, quer para evitar o calor do Sol a pino, neste caso não se trata de emigração pois vão a pé e a cavalo, a emigração do Japão naquela época sem aviões só se fazia de barco, sendo pouco provável que fosse sugerida pelos governantes.

Desejo aos leitores deste blogue um Bom Ano Novo de 2012.

1 comentário:

Helena disse...

Obrigada - e um 2012 o melhor possível para si também!

Quando passar pelo meu blogue, veja o post http://conversa2.blogspot.com/2011/12/natal-na-ilha-de-rugen.html: tem lá uma foto que fiz especialmente para si, porque imaginei que gostaria de ver aquele stabile com figuras em metal (veados) que funciona com uma vela.