2025-12-10

Juan Orlando Hernández, ex-presidente das Honduras

 

 Juan Orlando Hernández, foi presidente das Honduras de 27/Jan/2014 a 27/Jan/2022.

Segundo a Wikipédia em Jul/2021 o seu visto (de entrada nos EUA ) foi revogado pelo Departamento de Estado por corrupção e tráfico ilegal de drogas. Em 14/Fev/2022 a sua casa foi cercada para dar seguimento a pedido de extradição para os EUA devido a tráfico ilegal de drogas, Em 15/Fev/2022 deu consentimento à sua extradição para os EUA que foi feita em 21/Abr/2022.

Concluindo a citação, 

« Em 8 de março de 2024, Hernández foi condenado por três acusações de tráfico de drogas e conspiração com armas, e em 26 de junho daquele ano, foi sentenciado a 45 anos de prisão. 

Em 2 de dezembro de 2025, ele foi solto da prisão após ser formalmente perdoado pelo presidente Donald Trump.» 

O actual presidente dos EUA parece uma espécie de contraponto ao sistema judicial americano, sempre que se interessa por um assunto judicial acaba por ordenar o contrário da decisão do tribunal, como referi num post de 22/Out sobre a justiça americana.

A amnistia do ex-presidente das Honduras acima referida é mais uma confirmação que os EUA deixaram de ser um Estado de direito, em temas que interessem ao seu presidente.

 É curioso que na sua campanha contra a Venezuela acuse o actual presidente Nicolas Maduro de ser um narcotraficante enquanto liberta um ex-presidente condenado por um tribunal dos EUA entre outras coisas por ser um narcotraficante.

Em notícia do NYT, como reacção  à libertação do ex-presidente o Procurador das Honduras comunicou que acaba de solicitar à Interpol a emissão de um mandado de captura de Juan Orlando Hernández.

  

 

Sem comentários: